Logo Construmarket
Banner

Casa em Carapicuíba

Casa em Carapicuíba
No pequeno e acidentado terreno de apenas 450 metros quadrados, os arquitetos Angelo Bucci e Alvaro Puntoni tiveram que conciliar – e separar – a residência e o escritório dos moradores. Imagens: Nelson Kon
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba
Casa em Carapicuíba

Equilíbrio e leveza

Texto: Gabrielle Victoriano

Mesmo sendo uma casa envidraçada, a sua intimidade foi resguardada pelas empenas e pela cota rebaixada Angelo Bucci

A casa projetada pelos arquitetos Angelo Bucci e Alvaro Puntoni deveria atender a dois programas: morada e escritório, já que os proprietários tinham o desejo de trabalhar em home office. A construção foi posicionada em um terreno acidentado, com seis metros de desnível, em um condomínio fechado em Carapicuíba, São Paulo.

Escritório

Para formar a construção, Angelo Bucci e Alvaro Puntoni projetaram dois grandes volumes sobrepostos. O que está visível à primeira-vista é o escritório, disposto na estrutura superior, formada por duas lajes estruturadas por uma grande viga sobre a laje da cobertura, apoiada em dois pilares. A construção de 3 m x 25 m, revestida com telhas onduladas, reúne duas vistas: a da rua e a da mata.

Residência

Mesmo com volumes quase enterrados, o interior da residência é repleto de luz natural, graças ao uso abundante do vidro, aos vazios e à natureza existente ao redor Foto: Nelson Kon

A residência com o térreo livre, pilares, ocupação acima e abaixo interligada por passarelas, escadas e vazios lembra muitas construções da Escola Paulista. O diferencial está na implantação e no estilo construtivo repleto de recuos laterais e pátios longitudinais. "Em vez de utilizarmos um muro de contenção e projetarmos a casa no nível da rua, suspendemos o escritório e rebaixamos os ambientes da residência por 6 metros, a partir da rua. No meio encontra-se a praça de acesso", conta Alvaro Puntoni.

Em vez de utilizarmos um muro de contenção e projetarmos a casa no nível da rua, suspendemos o escritório e rebaixamos os ambientes da residência por 6 metros, a partir da rua Alvaro Puntoni

Ao olhar a construção tem-se a impressão de uma curiosa leveza estrutural. Na residência com três pisos, a cozinha é atirantada; a sala transforma-se em terraço sempre que as portas de vidro são abertas e o tênue limite é desfeito; e os três dormitórios, ao lado da piscina, são os únicos implantados na base do terreno.

Materiais e iluminação

Os materiais mais utilizados foram concreto e vidro. Os planos de concreto – horizontais e verticais – são complementados pelas folhas de vidro, que integram o interior e exterior da casa, ao mesmo tempo em que a delimitam. A envoltória transparente também está presente nos dormitórios, enquanto algumas paredes, pilares, piso e teto deixam à mostra o concreto aparente.

Por ter volumes quase enterrados, era de se esperar que o interior da residência fosse um espaço escuro e sombrio. Graças ao uso abundante do vidro, aos vazios e à natureza existente ao redor, a morada mostra-se clara e repleta de luz natural, dispensando o uso da luz artificial durante o dia. Uma preocupação dos moradores era referente à privacidade. "Mesmo sendo uma casa envidraçada, a sua intimidade foi resguardada pelas empenas e pela cota rebaixada", revela Angelo Bucci.

Veja outros projetos realizados por Angelo Bucci, do spbr arquitetos, e por Alvaro Puntoni, do gruposp.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2003
  • Conclusão da obra: 2008
  • Área do terreno: 450 m²
  • Área construída: 415 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados