Inserido no térreo do edifício comercial Átrium Centro Empresarial, em Maringá (PR), o Honra Restaurante precisava destacar sua sofisticação em meio à arquitetura existente, mas sem comprometer o conforto oferecido aos clientes.
Para desenhar o projeto de interiores do estabelecimento, seus proprietários convidaram o escritório grupo pr arquitetura, que deveria levar em conta um pedido especial: o restaurante precisaria ter uma distribuição espacial tal que permitisse atender de forma diferente o almoço e o jantar.
“Como o espaço seria utilizado em diferentes períodos do dia, utilizamos a luz para destacar as estruturas estéticas principais e spots dos pendentes dimerizáveis. O resultado foi um ambiente iluminado e aconchegante durante todo o seu período de funcionamento”, conta o arquiteto João Vitor Ricciardi Sordi.
A escolha do mobiliário também contribui para essa flexibilidade no uso dos espaços, criando layouts para diferentes situações.
“Definimos soluções estéticas junto à cartela de cores e aos revestimentos para destacar essa proposta. Utilizamos referências contemporâneas, principalmente de arquitetos brasileiros”, comenta.
Com o orçamento limitado e o curto prazo para a conclusão da reforma, a solução encontrada foi reduzir as alterações na infraestrutura.
O deck em madeira plástica ecológica foi uma das poucas mudanças permitidas na área externa do edifício, delimitando o perímetro do interior. Compondo com o espaço, a fachada recebeu comunicação visual em um painel do mesmo material.
Antes, o estabelecimento era ocupado por três salas comerciais, com forros independentes e alturas diferentes. Essas salas foram unidas com a demolição da alvenaria que as separava. Além disso, foi construído um mezanino para abrigar os serviços da casa.
Painéis em MDF de 2,3 m de altura foram usados com a finalidade de criar uma unidade entre as salas com portas pivotantes que separam a área de servir e a cozinha do salão e do bar, permitindo que a atividade no período noturno seja num espaço reduzido.
Para manter o forro existente foi preciso aplicar métodos que o tornassem mais acolhedor. O forro escuro, junto com os pendentes de iluminação e a tela metálica, auxiliam na redução visual do pé-direito no salão central.
A cor azul escuro contrasta com a tonalidade cobre dos muxarabis e do forro metálico que, em conjunto com as iluminações direcionadas, agem como rebatedores de luz, ao mesmo tempo que complementam o projeto luminotécnico e criam um jogo de luz e sombra envolvente.
O bar demarca a entrada do restaurante e o forro metálico destaca a área das refeições.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados