Foi aproveitando grande parte da estrutura de um antigo casarão em Itaúna (MG) que a arquiteta Gláucia Britto, fundadora do escritório que leva seu nome, conduziu a reforma da Residência Lago Telmo. A maioria dos espaços foi ampliada, culminando em uma casa extremamente confortável, espaçosa e voltada para o relaxamento.
Um pedido especial dos moradores foi ter um lugar amplo onde pudessem reunir familiares e amigos. Diante disso, foi preciso aproveitar ao máximo a infraestrutura existente, mas integrando as áreas não só internamente, como também na parte social, para potencializar o convívio.
A Residência Lago Telmo possui 1.000 m² de área construída. Britto explica que essa metragem é distribuída em um bloco central de dois andares e dois anexos voltados para a área de lazer. “Ao todo 36 ambientes fazem parte da casa, incluindo, por exemplo, um generoso living, suíte do casal superampla, ateliê, escritório, espelho d'água, gazebo, piscina com cascata e um spa”, diz.
A mistura bem dosada de estilos contemporâneo, clássico e rústico é o diferencial do projeto. A contemporaneidade foi impressa na casa a partir da utilização de alguns revestimentos e de algumas peças de mobiliário, que aquecem e dão vida aos ambientes.
O projeto de interiores da Residência Lago Telmo mescla peças clássicas ao estilo contemporâneo, que caracteriza tanto os móveis, quanto os materiais utilizados. Os ambientes são quentes e revestidos. Os mobiliários em madeira, palha, espelho bronze, camurça e veludo são os grandes destaques.
“Para garantir a comodidade dos moradores, os recursos de automação foram essenciais, criando cenas diversas e integrando ainda mais os espaços”, fala a arquitetura.
Os ambientes sociais da Residência Lago Telmo receberam mármore crema marfil, e algumas paredes foram trabalhadas com mármore travertino, combinado sempre com outro material, como placas de camurça, painel madeirado ou papel de parede.
Na área externa, o jardim ganhou um espelho d'água de pastilha azul que foi instalado próximo à parede revestida de placas de Castelatto. Na escada de acesso à entrada o piso é de granito siena flameado. Já os banheiros têm uma proposta bem clean e arejada, utilizando mármore piguês e pastilhas de madrepérola.
“O destaque também fica para o ateliê de pintura da proprietária. Ele tem parede revestida de tijolinho da Terra Tile e piso de madeira de demolição”, aponta Gláucia Britto.
A fachada da Residência Lago Telmo recebeu rico detalhamento de materiais. Parte dela é composta por uma parede de vidro que promove a integração do interior com o exterior, exibindo a escada que interliga os dois andares do bloco central, com parede trabalhada por mármore travertino.
A outra extremidade da face foi executada em madeira do piso ao teto, encaixando a porta principal pivotante de mesmo material. Nas laterais, os rasgos em iluminação embutida criaram efeito ao pórtico.
“A iluminação, além dos pontos estratégicos de luz, foi favorecida pelos generosos panos de vidro, responsáveis por proporcionarem ampla iluminação natural”, disse a arquiteta.
Sobre a projeto de paisagismo, um dos diferenciais da Residência Lago Telmo, a arquiteta explica que ele é responsável pela integração dos blocos da construção e enriquecido com o espelho d'água posicionado logo na entrada principal. “O projeto foi desenvolvido pela paisagista Carla Pimentel”, conclui Britto.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados