Originalmente construída com estilo colonial, a Residência Tempo, localizada no Rio de Janeiro, ganhou esse nome após passar pela reforma do escritório Gisele Taranto Arquitetura. A remodelação manteve as dimensões do imóvel, mas sob um olhar contemporâneo, redistribuindo os espaços internos para integrá-los ao extraordinário jardim, cujo paisagismo tem a assinatura do famoso paisagista Burle Max.
Quando pensamos em projetar essa área, a ideia era proporcionar a visão do entorno, caracterizado pelas altas montanhas e vegetação tropical Gisele Taranto“O principal objetivo do projeto arquitetônico foi integrar os ambientes às áreas externas, enquanto no interior a ideia baseou-se em criar espaços fluidos e de design limpo”, sintetiza a arquiteta Gisele Taranto, ressaltando que chegaram a esse resultado através da instalação de grandes aberturas – portas e janelas – e do remanejamento das paredes.
Com 1.500 metros de área construída, a Residência Tempo é dividida em dois blocos que abrigam usos distintos. O conjunto mais extenso se desenvolve em dois níveis – além do térreo – para abrigar cozinha, dormitórios, escritório e ampla sala de estar. Já do lado oposto, estão as dependências dos empregados, lavanderia, garagem, home theater e SPA, que segue diretamente ligado à área externa.
Na entrada principal, o pé-direito duplo é influenciado por um dos elementos mais marcantes da Residência Tempo: a porta de madeira de 2,20 x 6,20 metros. Ela conserva sua função e localização originárias, porém, modifica a distribuição dos espaços internos, ao converter esse ambiente em uma seleta galeria de arte que se estende à sala de estar. “Lá distribuímos a importante coleção de peças brasileiras e internacionais angariada pelos moradores”, conta Taranto. Para valorizá-las ainda mais, todos os acabamentos e materiais aplicados, apesar de nobres e de alto padrão, garantem a simplicidade e homogeneidade.
Na reforma, a arquiteta optou por manter as paredes externas intactas, enquanto as estruturas da parte interior da residência foram demolidas e reconstruídas para configurarem um layout diferente.
Por conta disso, os dois blocos também receberam novos espaços na cobertura, como o apartamento de dois dormitórios para o caseiro (instalado no bloco secundário) e o escritório com jardim no terraço (bloco principal), cuja instauração só foi possível após a demolição do telhado. “Quando pensamos em projetar essa área, a ideia era proporcionar a visão do entorno, caracterizado pelas altas montanhas e vegetação tropical”, descreve Taranto.
Além disso, o clima quente carioca permite que os ambientes externos sejam desfrutados durante o ano inteiro. Para proteger das chuvas extremamente fortes e do alto grau de incidência solar, um grande beiral foi empregado por todo o corpo da Residência Tempo, assim como o ripado de madeira, que protege os quartos contra a iluminação direta.
Escritório
Termos mais buscados