A reforma da Residência Brise, localizada no Rio de Janeiro, foi realizada pelo escritório Gisele Taranto Arquitetura, que teve alguns obstáculos a resolver. O tratamento acústico foi um deles, uma vez que a casa está situada em uma movimentada rua. Segundo a arquiteta Gisele Taranto, esse 'porém' teve grande influência na arquitetura como um todo. “Para resolver o problema do barulho, voltamos a casa para um pátio interno”.
Os arquitetos tiveram o cuidado de manter algumas características originais da Residência Brise, como os azulejos portugueses da sala de jantar e a estrutura da escada principal – seu revestimento, contudo, foi trocado, e o guarda-corpo de ferro foi pintado na cor branca.
Originalmente, a casa era composta por duas construções separadas, e a integração delas foi foco do escritório. “Os dois andares são voltados para o pátio interno no qual estão localizadas a piscina e uma área de estar”, conta Taranto.
O novo volume é único e se divide em: área social no térreo, com living, sala de jantar, escritório, varanda e espaço gourmet, cozinha, garagem, piscina, academia, sauna e banheiros; e área intima no andar superior, que possui suíte máster, quarto de hóspedes, dormitórios, banheiros, rouparia e sala íntima. Por fim, no andar semienterrado, a área de serviços conta com brinquedoteca, adega e lavabo.
Um outro desafio encontrado pelo escritório na reforma foi lidar com lajes desniveladas e vigas muito baixas. Para não perder a altura do pé-direito, tiraram partido das vigas existentes e das novas vigas contempladas pelo projeto através de uma iluminação especial. Desta forma, a malha criada no teto do living permitiu integrar os espaços sem perder conforto.
O projeto de interiores da Residência Brise nasceu do sonho dos proprietários de ter uma casa com áreas sociais amplas e conectadas com áreas de lazer. “Procuramos fugir de modismos e valorizar características como qualidade, conforto e elegância. A decoração recebeu móveis de famosos designers brasileiros e internacionais”, comenta a arquiteta.
O living, que antes era segmentado e escuro, com a reforma tornou-se integrado e bem iluminado. Graças ao jardim que cerca toda a estrutura da casa, o interior também conta com folhagens, que trazem o verde para a área interna da morada.
Aplicados na facha da casa, os brises de fibra de vidro trouxeram identidade para o projeto. Além de desempenhar a função de isolamento acústico, o material proporciona entrada de luz natural nos ambientes e reduz os ruídos.
As divisórias de vidro translúcido e esquadrias de vidro usadas na Residência Brise garantem privacidade e ajudam a manter a iluminação natural. O pátio integrado à área de estar permite a entrada de luz para todos os ambientes. Além disso, o projeto conta com iluminação em LED, que gera menos calor e acaba reduzindo o uso de condicionadores de ar.
Na reforma, também foram usados travertino, esquadrias em alumínio branco, pérgolas, portas em alumínio com pintura em aço corten, portas e painéis em freijó e piscina em Batu Hijau – uma pedra ornamental com variações de verde em sua coloração. "A escolha dos materiais se pautou na busca por ambientes claros e agradáveis”, conclui a arquiteta.
Escritório
Termos mais buscados