Texto: Naíza Ximenes
Equilibrando modernidade e aconchego, o escritório Gilda Meirelles Arquitetura projetou a Residência FME em Itatiba, interior de São Paulo. A casa, idealizada para um casal e seus filhos, tem um conceito de mirante que a define por inteiro.
Um mirante é uma estrutura projetada para oferecer vista panorâmica de uma paisagem, geralmente em áreas elevadas, como montanhas, colinas e penhascos. O foco é a visão ampla e desobstruída dos arredores. Com uma experiência visual única e paisagem deslumbrante, a Residência FME cumpre o propósito com êxito.
Isso porque a morada fica em um terreno de aclive, no ponto mais alto de uma colina, deixando a paisagem do entorno completamente livre. Com o topo das árvores decorando o horizonte, a arquiteta Gilda Meirelles apostou na integração dos ambientes, no estilo arquitetônico contemporâneo e em grandes dimensões.
Logo na entrada da casa, fica evidente a aposta em materiais naturais. A madeira no telhado, as pedras nas colunas e outros materiais mais neutros criam um ambiente despojado e convidativo.
Chegando na casa, o pé-direito duplo é a característica inicial mais marcante do projeto. Ele é percebido tanto no tamanho das portas, quanto na altura das paredes da sala de estar — o primeiro cômodo a ser visitado ao entrar na casa.
Com grande integração através dos panos de vidro, entrada de luz natural em abundância e conexão com a natureza no exterior, o cômodo ganhou nuances de uma arquitetura mais orgânica através dos painéis de madeira, sofás e poltronas em couro marrom e parede de pedras. No piso, um porcelanato acinzentado preenche o design com distinção.
Do mezanino, uma vista privilegiada do horizonte, graças aos panos de vidro no lugar das paredes
Na decoração da sala, dois itens se destacam: o lustre, com longos pendentes pendurados no teto, e a lareira de pedra. Tamanha altura, os arquitetos criaram um mezanino para a área íntima. No lavabo da área social, nota-se a mesma proposta através do painel e armários de madeira.
Na cozinha, diretamente integrada à sala, o pé-direito ganha dimensões menores. Neste cômodo, que também é conectado à área externa, a aposta é em materiais de palha trançada e com uma proposta mais gourmet. A madeira continua marcando presença na mesa da sala de jantar, que mais parece um tronco, e a ilha da cozinha foi revestida com um material de tom claro e neutro.
O espaço é fechado por portas de vidro de correr nas duas laterais, que separa ou integra a cozinha à área gourmet. Nesta varanda, o destaque vai para os dois sofás suspensos no teto. Mais à frente, outras poltronas e sofás decoram o ambiente da churrasqueira.
A piscina contorna todos os ambientes do pavimento inferior — área gourmet, cozinha e sala de estar — e possui uma passarela de acesso ao espaço onde ficam as espreguiçadeiras, em frente à sala de TV.
No interior da casa, uma escada em frente ao lavabo da sala de estar leva ao mezanino onde ficam os quartos. Eles seguem o mesmo padrão de design do restante da morada, mas com revestimentos invertidos: o piso é de madeira e as paredes são de um tom mais neutro, acinzentado. Já no banheiro das suítes, tanto o piso quando as paredes são de porcelanato cinza.
A suíte master ainda ganhou uma passarela exclusiva que conecta o dormitório à área externa.
Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Oscar Ibirapuera, por Perkins&Will
Casa das Orquídeas, por David Guerra Arquitetura e Interiores
Lote, por Superlimão Studio
Escritório
Termos mais buscados