Situada no vilarejo de Trancoso (litoral baiano) esta residência projetada pelo escritório Gema Arquitetura reúne dois desejos dos moradores: abundante iluminação natural e conexão com a natureza.
A Casa Trancoso, como ficou conhecida, possui 450 m² de área construída, ao longo dos quais se distribuem seis suítes e uma área social ampla e integrada para que a família possa desfrutar bons momentos ao lado de amigos e familiares.
“O partido que definiu o projeto era que a residência fosse térrea para explorar a relação do terreno com a natureza. Então, dividimos a casa em módulos – serviço, social e íntimo – que são independentes, mas se conectam por um eixo-passarela-marquise e se estendem ao exterior”, explica a arquiteta Nara Grossi.
Na área social, os arquitetos exploraram a integração espacial, conectando a cozinha com as salas de estar e jantar. A luz natural adentra pelas laterais e pelo telhado sem forro. “As portas-painéis de madeira ripada filtram a paisagem, protegem do sol e deixam o living mais fresco”, destaca a arquiteta Priscila Almeida, também parte da equipe de projeto.
Já nos quartos, o uso de portas-janelas garante boa ventilação e máxima privacidade. Nos banheiros, o contato com a natureza, mais uma vez, fala mais alto: a área do chuveiro é totalmente integrada com o jardim, exibindo cobertura em ripas de eucalipto, sem fechamentos laterais.
“Os moradores sempre falam com alegria que é um superastral tomar banho olhando as estrelas”, conta Priscila.
No piso, seixos brancos completam a atmosfera natural e confortam quem pisa descalço. Na fachada da residência, um volume em tom terroso marca a entrada de pedestres, além de esconder a garagem. A passarela conduz até o fundo do terreno, onde existe uma área de mata reservada.
A equipe confiou nos tons de areia para evocar um clima acolhedor e natural, remetendo à própria areia da praia.
Além disso, priorizou os materiais da região. As peças sugeridas pelo escritório foram selecionadas de forma a conciliar os traços contemporâneos da arquitetura com a sua localização litorânea. As fibras naturais ganharam protagonismo para adicionar mais texturas e sensações dentro dos ambientes.
Grandes aberturas, ventilação cruzada, técnica construtiva com madeira e concreto e o abundante paisagismo na área interna e externa da casa fizeram dela um projeto sustentável, aconchegante e sofisticado.
Veja outras casas de praia na Galeria da Arquitetura:
Casa Naia, por Studio Saxe
Casa na Areia, por studio mk27
Casa Franca, por TFA
Escritório
Termos mais buscados