Ao desenvolver o projeto arquitetônico da empresa Triches Ferro e Aço, localizada em Caxias do Sul (RS), o escritório GD Studio Arquitetura buscou criar uma estrutura racional, de baixo custo e manutenção simples, passível de receber ampliação futura.
Especializada na fabricação de tubos, chapas, telhas, perfis e slitters, a empresa foi concebida em três andares distintos, a começar pelo térreo com a recepção e as salas de atendimento, vendas, compras, qualidade, administração de produção e financeiro. No segundo pavimento ficam as salas de diretoria, T.I., departamento pessoal e algumas salas extras. No terceiro pavimento ficam o arquivo morto, outras salas extras, material de expediente, auditório e um salão de festas.
Claúdia Geremias e Mônica Random Debortoli, arquitetas e responsáveis pelo projeto, explicam que, através de um fluxograma bem definido de todas as atividades solicitadas pelo cliente, a Triches Ferro e Aço surgiu “de dentro para fora” sem limitantes físicos, uma vez que o terreno possui dimensões amplas, com 53.000 m².
A ligação entre os setores é feita pela recepção com pé-direito triplo, onde há uma fachada com pele de vidro em três cores – incolor, serigrafia branca e reflexivo prata –, que confere maior conforto térmico interno. “As fachadas, em sua grande maioria, são revestidas de pastilha cinza e branca, o que gera fácil manutenção. O vidro foi usado para marcar o acesso principal e dar leveza ao conjunto, além de espelhar os plátanos gigantes do entorno”, relatam Geremias e Debortoli.
Para trazer sustentabilidade ao edifício corporativo foram usados piso radiante, iluminação com LED, vidros duplos, telhas com isolamento de polipropileno e esquadrias vedantes para a eficiência térmica. “A questão térmica foi resolvida com piso radiante aquecido nas áreas corporativas, para enfrentar o frio do sul. As esquadrias de PVC com vidro duplo também têm uma função importante na vedação, pois preservam o calor no inverno e retêm o condicionamento dos splits no verão”, contam as responsáveis pelo projeto.
Embora com uma área pequena, a recepção transmite uma sensação de amplitude devido ao vidro, que proporcionou uma integração com o jardim. Segundo as arquitetas, outro ponto forte do projeto da Triches Ferro e Aço é a janela com seis metros de altura voltada para o verde, criando um ambiente agradável para as pessoas que trabalham neste espaço. No segundo andar, a diretoria pode visualizar o que acontece no térreo através do pé-direito.
“O piso da recepção é de granito de dois tons seguindo a angulação da obra. Nos ambientes internos dos atendimentos, há uma identificação pelas cores obtidas com vidro pintado”, contam.
Quanto ao design, o vidro foi utilizado como elemento leve para a identificação da entrada da grande massa cinza da edificação, que fica no meio do parque fabril, entre as árvores. “Aproveitamos as cores branco e prata para criar um caráter diferencial e uma identidade visual ao volume corporativo”, concluem Geremias e Debortoli.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados