Assinado pelo escritório GCP Arquitetura, o Centro de Formação Olímpica (CFO) é um complexo para 27 modalidades esportivas com 45 mil m² de área construída em Fortaleza (CE).
O Centro de Formação Olímpica (CFO) está situado em área urbana próxima ao ícone esportivo de Fortaleza, o Estádio Governador Plácido Castela, o popular Castelão. Sua concepção estabelece um diálogo respeitoso entre o privado e o público.
Com um programa bastante extenso e com espaços criados para atender do esporte de base até o de alto rendimento, espaços para treinamentos e alojamento. O CFO ainda possui uma arena multiuso coberta e climatizada para 17 mil espectadores (cerca de 20 mil em shows), podendo receber, além de duas quadras de treinamento, grandes eventos esportivos e culturais.
Além disso, dispõe de quadras para voleibol, vôlei de praia, basquetebol, handebol, luta olímpica, taekwondo, boxe, judô, esgrima, piscina olímpica e tanque de salto para as modalidades de natação, nado sincronizado, polo aquático, saltos ornamentais.
O complexo ainda possui área de treinamento para: ginástica artística e rítmica, tênis de mesa, badminton, levantamento de peso, pentatlo moderno, triatlo, hóquei sobre a grama, futebol e rúgbi, pista de atletismo e pista de bmx e um skate plaza (modalidades street e park) aberto ao público. o projeto foi concebido para obtenção da certificação LEED.
O Edifício de Alojamento possui 84 apartamentos para 248 atletas, equipado de refeitório, ambulatório, laboratórios, academia, sala de fisioterapia, auditório, biblioteca e salas de apoio para as confederações.
Toda a concepção do projeto atende aos mais rigorosos parâmetros de eficiência energética devido ao zoneamento climático do projeto e a demanda de possuir áreas com conforto térmico, que apenas seria possível com uso de sistemas de climatização.
Para atender esta necessidade, os edifícios principais foram envelopados com elementos de sombreamento, que em alguns pontos, permitem a passagem de luz para painéis de vidro de baixa refletância térmica. Estes elementos contribuíram para filtrar o ganho térmico direto que ocorreria se fechamentos em vidro estivessem expostos.
Por tratar-se de áreas esportivas, a relação com a área externa é fundamental e por isso optou-se por vidros com performance térmica.
Com relação ao consumo de água, o projeto possui reservatórios para armazenamento da captação de água da chuva com capacidade de 628 m³. O reservatório enterrado abastece áreas paisagísticas e banheiros, gerando uma economia de 50% no uso de água.
O paisagismo respeitou critérios rígidos de consumo de água, não apenas foram utilizadas plantas nativas, como também adaptadas para cada zoneamento hídrico do projeto. As áreas verdes foram segmentadas em vários zoneamentos hídricos considerando as variáveis de vento, insolação, temperatura e envoltória.
Outra preocupação do projeto, que se localiza em área urbana, é manter a integração com os moradores das proximidades, criando espaços de convivência acessíveis e conectados ao transporte público e por bicicletas.
Em dias e horários determinados, o CFO atende escolas públicas e também a comunidade vizinha, visando iniciação e prática esportiva, sendo ainda que o Skate Plaza, um dos melhores e mais modernos equipamentos deste tipo no país é de uso irrestrito dos atletas e a arena multiuso coberta é bastante utilizada não só por esportes de quadra, mas também para shows, eventos e outras categorias esportivas como o MMA, o que levou o CFO a tornar-se um equipamento público referência de toda a capital cearense.
Veja outros ginásios na Galeria da Arquitetura:
Clube Alto dos Pinheiros, por Gálvez & Márton Arquitetura
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados