Construído em um terreno em declive, o sobrado Casa e Estúdio 205, localizado na Vila Madalena, em São Paulo, foi reformado pelas arquitetas Fernanda Palmieri e Priscilla Benedini, sócias no escritório Galeria Arquitetos. O intuito do projeto arquitetônico era requalificar os espaços internos da casa e criar um novo pavimento no subsolo para a instalação de um estúdio de música.
Um dos pedidos dos clientes era que, mesmo com o processo de modernização da residência, as características arquitetônicas originais fossem preservadas, o que foi atendido com exatidão pela dupla de arquitetas.
“Os proprietários da Casa e Estúdio 205 foram coautores do projeto, sabiam muito bem o que queriam, e o trabalho foi todo feito em equipe”, comentam Palmieri e Benedini.
A entrada da casa é marcada por tijolos aparentes, que já existiam e foram mantidos. A inovação ficou por conta dos vãos e dos caixilhos que foram redesenhados e trocados. Nos pavimentos inferiores, eles são de ferro, com panos de vidro pequenos e horizontais.
Já o pavimento superior ganhou caixilharia de vidro temperado com um brise horizontal móvel externo, que, além de exercer a função de uma cortina veneziana, proporciona a segurança dessas aberturas, como se fosse uma grade protegendo a residência.
O subsolo, semienterrado, foi totalmente escavado para se obter o máximo de pé-direito possível. “Os degraus e desnveis dessa área foram criados para acomodar as fundações da Casa e Estúdio 205 que afloraram com a remoção do solo”, explicam as arquitetas.
No térreo, a equipe buscou um desenho que promovesse a integração total dos espaços “sociais”, assim como a união com a área externa, sempre procurando maximizar a luz e as vistas para o antigo projeto.
“Foi desenvolvido um novo anexo lateral, criando, no nível do subsolo, a entrada e o apoio do estúdio de música e, no nível do pavimento térreo, uma varanda para a qual a cozinha e a sala de jantar se abrem, promovendo a junção dos ambientes internos e externos”, completam.
Palmieri e Benedini contam que a implantação do estúdio no subsolo buscou tirar partido do pavimento semienterrado para resolver as questões de isolamento necessárias, resultando em um ambiente com alto desempenho acústico e térmico.
Originalmente, a Casa e Estúdio 205 é de tijolo aparente, um material bastante marcante em um ambiente interno. “Optamos por materiais claros e básicos, como piso de granitite branco, caixilhos cinza-grafite, marcenaria em compensado sem revestimento e fórmica branca para cozinha”, concluem.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados