Construída em um lote estreito e comprido, esta pequena residência de apenas 166 m², localizada em São Paulo, foi desenvolvida pelo escritório Galeria Arquitetos em 2008. “A geometria do lote sugeria que não houvesse dentro da casa barreiras transversais à construção. Era preciso liberar a maior área possível para circulação e proporcionar mais fluidez na ocupação dos espaços”, relata a arquiteta Fernanda Neiva.
A concepção do projeto, guiada pelo estilo contemporâneo expõe cores claras e o uso de materiais quentes, como, por exemplo, a madeira e o concreto. Atendendo ao pedido dos moradores, o escritório projetou uma casa com o mínimo de divisões, para obter mais praticidade no dia a dia.
“Apesar de o terreno ser muito pequeno em relação à área, na parte interna e externa criamos um layout capaz de integrar o mesmo espaço com generosidade e acolhimento”, comenta a arquiteta. Um alçapão deslizante de vidro dá acesso ao terraço na cobertura, o que torna possível apreciar a vista das áreas verdes nas redondezas.
O escritório projetou uma estante de concreto ao longo de toda a sala, para organizar o espaço interno e incluir, ao mesmo tempo, todos os armários, as bancadas e os apoios em um único móvel, dando flexibilidade para os ambientes se integrarem. A estante se estende da sala à cozinha. A escolha da mobília ficou por conta dos moradores. “Eles garimparam tudo, e a casa ficou com a cara deles” conta Fernanda.
Do lado oposto à estante, a escada iluminada zenitalmente conduz aos dormitórios. Ela é banhada pela luz do sol através da cobertura de vidro, que fica diretamente acima dela. “Tentamos trazer ao máximo luz natural para dentro da casa, seja através das portas e janelas laterais e da abertura zenital”, explica.
Escritório
Termos mais buscados