Logo Construmarket
Banner

Casa da Porta Amarela

Casa da Porta Amarela
A convite dos moradores, o escritório Flávia Menezes Arquitetura e Interiores buscou idealizar uma residência que carregasse suas personalidades e apresentasse conforto aos seus convidados.. Imagens: João Paulo Oliveira
Casa da Porta Amarela
Casa da Porta Amarela
Casa da Porta Amarela
Casa da Porta Amarela
Casa da Porta Amarela
Casa da Porta Amarela
Casa da Porta Amarela
Casa da Porta Amarela
Casa da Porta Amarela

Estendida à vegetação local

Texto: Vitória Oliveira

Rica em elementos naturais, estendida à natureza e com espaços aconchegantes, é a Casa da Porta Amarela – que recebeu esse nome devido a porta principal de entrada.

A convite dos moradores, o escritório Flávia Menezes Arquitetura e Interiores buscou idealizar uma residência que carregasse suas personalidades e apresentasse conforto aos seus convidados.

Os jovens proprietários preocupados com o contato com a extensa vegetação local, adquiriam o terreno com 531 m² para que pudessem estar dia e noite integrados com o verde. Como resultado, um conceito de casa em que os espaços se confundem e se mesclam entre si e com o exterior.

Layout otimizado

A madeira modernizou os ambientes Foto: João Paulo Oliveira 

O partido arquitetônico surgiu através da configuração de uma casa projetada em “L” voltada para frente do terreno, otimizando a entrada de luz pela face norte e onde poderia ser totalmente aberta, integrando o jardim e piscina ao estar, sala de TV e cozinha gourmet.

A área íntima foi dividida em duas suítes no térreo e duas suítes no pavimento superior, todas de dimensões semelhantes. Os moradores excluíram a necessidade de uma suíte máster especial, tendo assim todos os dormitórios e banheiros as mesmas medidas e acabamentos.

Com três níveis de telhado com apenas 2% de inclinação, um pé-direito duplo se forma com a escada ligada a uma passarela para o acesso às suítes superiores e através dela pode-se contemplar uma bela vista da montanha.

A casa foi construída com fundação em laje de concreto, fechamentos do térreo em blocos cerâmicos e o pavimento superior com placa cimentícia e dry-wall. Estrutura e vigamentos do telhado pré-fabricados em madeira laminada colada de eucalipto, com cobertura em manta PVC e isolamento em placas lã de rocha. Estas escolhas de materiais além de agilizar a obra minimizaram o desperdício de material.

Em meio à vegetação de árvores nativas, o projeto do escritório Flávia Menezes Arquitetura e Interiores abraça o entorno. Uma morada aberta, sua composição traz a natureza para dentro da casa, elimina os limites entre interior e exterior, cores, materiais, texturas e transparências possibilitam a comunicação total da casa trazendo a agradável sensação de amplitude e aconchego.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2020
  • Área construída: 237 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados