Para acomodar a empresa de engenharia, o prédio que antes abrigava uma indústria de vestuário, em Belo Horizonte (MG), foi inteiramente reestruturado. Com projeto arquitetônico do escritório mineiro Flávia Frauches Arquitetos, o empreendimento englobou a administração central, a oficina e o armazenamento de equipamentos da empresa.
“Os clientes idealizaram um projeto com um escritório amplo, funcional e integrado, porém, respeitando as individualidades dos setores. E foi o que nós fizemos”, conta o arquiteto Alexandre Nunes sobre o conceito arquitetônico empregado.
Todos os ambientes do prédio tiveram de ser refeitos e adaptados para que pudessem atender às necessidades da empresa. Para projetar o escritório, o arquiteto explica que usou como inspiração o estilo industrial, o que acabou sendo um dos grandes diferenciais do projeto. “A nova proposta conta com um escritório de engenharia de construção pesada, com oficina e pátio de máquinas. E o estilo industrial ajudou a reforçar a nova identidade da empresa”, comenta Nunes.
No projeto da fachada, os arquitetos optaram por usar grandes panos de vidro que foram abertos nas antigas fachadas e que antes eram vedados de alvenaria, o que acabou melhorando a iluminação natural e trazendo a bela vista da região para dentro da empresa de engenharia.
“No projeto de interiores, ampliamos os espaços, permitindo que os setores, apesar de integrados, pudessem manter certa privacidade. O uso de iluminação aérea e externa na maioria dos ambientes manteve visível a estrutura da edificação”, explica Nunes.
Na obra, é possível perceber alguns diferenciais técnicos, entre eles a automação das salas de reunião e recursos, como a videoconferência. O espaço passou por uma grande transformação, ganhando novas finalidades. “Exploramos elementos da estrutura pré-fabricada, além de materiais como concreto e vidro, que predominam no projeto”, finaliza o arquiteto.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados