Os escritórios Firma Arquitetura e Oitentaedois foram convidados por uma família para projetar a reforma de seu lar: o Apartamento Mooca, onde vivem há mais de 35 anos. O edifício foi construído pelo arquiteto David Libeskind. O projeto e a obra foram um longo processo de reflexão e descoberta com os clientes, durando quatro anos desde o primeiro briefing e croqui até a entrega dos últimos móveis.
O apartamento era reformado de maneira fragmentada, ao longo do tempo e conforme as necessidades de cada fase da vida dos proprietários. Atualmente, com todos os filhos morando distante, o casal gostaria de ter um apartamento para curtir a senioridade com os filhos e netos.
Os arquitetos optaram por expor a única viga que cruza o apartamento, aproveitando essa disposição estrutural para fazer um ambiente amplo e aberto e que fosse confortável tanto para a vida em casal, quanto para ocasiões de visitas.
A mesa de jantar – pensada no centro da planta – pôde ser aproveitada para diversos momentos, como: estudo, reuniões familiares, conversas e até jogos. O espaço está articulado à cozinha, salas de estar e televisão, lavabo e dormitórios.
“Tivemos um feedback muito possível. O casal, que nunca teve aproximação com a arquitetura, hoje comenta das diferenças com o antigo apartamento como, por exemplo, maior presença de luz do sol, ventilação natural constante, sensação de calma, além do ganho em conforto (e a eventual bagunça que os netos fazem quando vão lá)”, comentam as equipes dos escritórios.
Em uma área com 140 m², os arquitetos tiveram a preocupação em criar espaços para que os moradores pudessem organizar tudo aquilo que adquiriram ao longo da vida, dando prioridade aos itens que possuem maior valor sentimental e que fazem diferença no conforto físico e psicológico.
O Apartamento Mooca busca ter um diálogo entre a estética e função em novas possibilidades, além de trabalhar com cores e texturas em todo seu potencial de setorizar espaços mantendo-os completamente conectados.
O projeto explora em si as possibilidades de combinações entre a madeira e o concreto, que nascem em sua base neutra composta por uma produção cheia de vida. A experimentação desses elementos, trabalhados em diversas texturas, conversa entre si até tangenciar a intensidade da rusticidade e do aconchego da madeira.
Escritório
Termos mais buscados