Logo Construmarket
Banner

Casa do Cafezal

Casa do Cafezal
Desenvolvida pelo FGMF Arquitetos, a morada teve seu programa organizado a partir das vistas e insolação. Assim, foi disposta no topo do terreno, com a área de lazer logo abaixo. Imagens: Rafaela Netto
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal
Casa do Cafezal

Vistas incríveis

Texto: Ana Marquez

A Casa do Cafezal foi assim batizada porque o plano inicial dos seus proprietários era construir na zona rural. Mas os planos mudaram e ela acabou sendo projetada, pelo FGMF Arquitetos, em um terreno de 6.578 m², localizado em um condomínio fechado na cidade de Campinas (SP).

“Organizamos a casa a partir das vistas e da insolação. Assim, ela ficou situada no trecho mais alto do terreno”, comenta o arquiteto Fernando Forte.

Estrutura e forros

Uma estrutura metálica leve, com fechamentos em telhas termoacústicas, está presente na cobertura e nas laterais da residência. Na área interna, os arquitetos usaram revestimentos sustentáveis feitos por um composto de plástico e madeira natural.

O forro foi feito com vidros e estrutura metálica envelopada. O escritório optou pelo uso de sistemas pré-fabricados, de baixíssima manutenção. Este tipo de estrutura ainda traz outros benefícios como conforto térmico, facilidade de limpeza, maximização de luz natural, aquecimento solar, segurança, bom isolamento termoacústico, acessibilidade total na construção e salubridade.

Os jardins envidraçados caracterizam alguns ambientes internos, como a sala de estar e a de jantar Foto: Rafaela Netto

Características marcantes

Duas características determinaram a construção da casa. A primeira foram os jardins envidraçados, que envolvem alguns dos ambientes internos. “Esses jardins começam pelo lado de fora da casa e continuam na parte interna, causando uma ilusão sobre os limites da construção e a relação com os arredores, favorecendo espaços integrados e a sensação de amplitude”, explica o arquiteto.

A segunda característica é a presença de pequenas aberturas no forro de madeira sintética destes jardins que, além de permitirem a entrada de iluminação natural, aumentam de forma vertical os espaços internos, o que possibilita a vista para o céu. O projeto de iluminação artificial, feito pelo arquiteto Marcos Castilha, foi realizado em sintonia com a arquitetura.

Layout simples e moderno

A Casa do Cafezal fica no topo do terreno e as áreas de lazer, como piscina, sauna, quadra de tênis de praia e churrasqueira, ficam na parte de baixo. A área social conta com um intensivo uso de vidro e se encontra em meio aos jardins. “É um projeto contemporâneo, limpo e simples”, conclui Fortes.

Veja outros projetos assinados pelo FGMF Arquitetos:

Casa Grelha
Casa Marquise
Casa Botucatu
Casa das pérgolas deslizantes
Casa Mattos

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 6.578 m²
  • Área construída: 964 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados