A Casa do Cafezal foi assim batizada porque o plano inicial dos seus proprietários era construir na zona rural. Mas os planos mudaram e ela acabou sendo projetada, pelo FGMF Arquitetos, em um terreno de 6.578 m², localizado em um condomínio fechado na cidade de Campinas (SP).
“Organizamos a casa a partir das vistas e da insolação. Assim, ela ficou situada no trecho mais alto do terreno”, comenta o arquiteto Fernando Forte.
Uma estrutura metálica leve, com fechamentos em telhas termoacústicas, está presente na cobertura e nas laterais da residência. Na área interna, os arquitetos usaram revestimentos sustentáveis feitos por um composto de plástico e madeira natural.
O forro foi feito com vidros e estrutura metálica envelopada. O escritório optou pelo uso de sistemas pré-fabricados, de baixíssima manutenção. Este tipo de estrutura ainda traz outros benefícios como conforto térmico, facilidade de limpeza, maximização de luz natural, aquecimento solar, segurança, bom isolamento termoacústico, acessibilidade total na construção e salubridade.
Duas características determinaram a construção da casa. A primeira foram os jardins envidraçados, que envolvem alguns dos ambientes internos. “Esses jardins começam pelo lado de fora da casa e continuam na parte interna, causando uma ilusão sobre os limites da construção e a relação com os arredores, favorecendo espaços integrados e a sensação de amplitude”, explica o arquiteto.
A segunda característica é a presença de pequenas aberturas no forro de madeira sintética destes jardins que, além de permitirem a entrada de iluminação natural, aumentam de forma vertical os espaços internos, o que possibilita a vista para o céu. O projeto de iluminação artificial, feito pelo arquiteto Marcos Castilha, foi realizado em sintonia com a arquitetura.
A Casa do Cafezal fica no topo do terreno e as áreas de lazer, como piscina, sauna, quadra de tênis de praia e churrasqueira, ficam na parte de baixo. A área social conta com um intensivo uso de vidro e se encontra em meio aos jardins. “É um projeto contemporâneo, limpo e simples”, conclui Fortes.
Casa Grelha
Casa Marquise
Casa Botucatu
Casa das pérgolas deslizantes
Casa Mattos
Escritório
Termos mais buscados