Logo Construmarket
Banner

Praia do Forte

Praia do Forte
O projeto das arquitetas Fernanda Palles e Verena Verde conferiu à casa Praia do Forte um estilo praiano e a deixou aconchegante e espaçosa. Imagens: Lucas Silva
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia do Forte
Praia do Forte

Da cor do mar

Texto: Nuri Farias

Seguindo o estilo despojado chique, a casa Praia do Forte reúne beleza, praticidade e conforto. O projeto arquitetônico foi assinado pelas arquitetas Fernanda Palles e Verena Verde, que deram um toque praiano à construção, localizada na Praia do Forte, Bahia.

O projeto da residência, que tem 250 m2 de área construída, priorizou o uso de madeira certificada, a começar pela fachada, que possui um painel de eucalipto e vidro de aproximadamente 6 metros de altura. Combinado com o pé-direito duplo da fachada, o painel possibilita maior iluminação e integração com o ambiente externo.

As arquitetas, que são sócias no escritório Fernanda Palles ° Verena Verde Arquitetura e Design, tinham como proposta unir a área externa com a interna, trazendo mais comodidade e ampliando os espaços da casa Praia do Forte. “A família costuma receber muitos amigos, por isso desejavam um ambiente espaçoso e aconchegante”, conta Verde.

Eficiência térmica

Grandes vãos de esquadrias de vidros foram utilizados, contribuindo para a junção das áreas, transmitindo sensação de amplitude e proporcionando mais ventilação aos ambientes.

Foram utilizados poucos móveis, para facilitar a circulação. “Vãos bem abertos ajudam na circulação do ar e a integrar os ambientes internos e externos. As salas de estar e de TV passam a sensação de se estar em uma varanda, por ser integrada com a área da piscina”, explica a arquiteta.

Design paisagístico

O projeto de interiores praticamente completa o de paisagismo, dando mais graciosidade à decoração e aos detalhes criados por Verena Verde. A entrada é marcada pelo pé-direito duplo iluminado por três pendentes em sisal e uma palmeira, que aproxima a natureza dos moradores da casa Praia do Forte.

Construção econômica

Boa parte das luminárias foi criada pela arquiteta e executada pelos artesãos locais. As lâmpadas são amarelas e possuem vários circuitos independentes que possibilitam diversas cenas diferentes. "Mas o charme fica por conta das luminárias em barro que trazem mais identidade ao projeto", opina Verde.

Lixeiras em palha, quadros com molduras de madeira e cerâmica, portas-toalha e acessórios com detalhes marítimos se misturam à cor azul e ao estilo despojado da casa Praia do Forte, conferindo todo o charme que uma residência praiana pode ter.

Escritório

  • Local: BA, Brasil
  • Área construída: 250 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados