As áreas verdes de uma região nobre de São Paulo envolvem uma robusta residência originalmente construída em 1950. Quando os moradores convidaram, em 2016, o escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados para repaginar a morada, pediram que a estética arquitetônica fosse preservada, mas que também trouxesse traços elegantes e contemporâneos ao novo lar.
A premissa para o retrofit da Casa Groenlândia – como foi batizada – era otimizar os espaços de convivência no programa de 740 m². O objetivo era que os ambientes tivessem maior praticidade e integração, além de ampliar as aberturas para trazer mais iluminação natural para o interior.
A necessidade de otimizar os espaços de convivência da residência era visível, por isso foram necessárias as alterações. "Os moradores (um casal e seus três filhos) reagiram positivamente à ideia de transferir a piscina para uma das laterais da casa com o objetivo de criar uma área gourmet, que hoje é o espaço mais frequentado", revela a arquiteta Fernanda Marques.
No térreo, todas as aberturas foram ampliadas na intenção de expandir os vãos, abrindo espaço para mais integração entre as áreas internas e externas da residência. Para gerar mais flexibilidade no layout, todos os acabamentos e divisórias internas foram substituídos.
O primeiro andar recebeu o setor íntimo e o home theater. Já no segundo andar foram abrigados a academia, o SPA e a sauna úmida envidraçada.
Todo o projeto foi feito de forma sintética e prática, levando em conta as melhores condições para a ventilação cruzada e iluminação interna. "Os moradores queriam morar num lugar elegante e prático", menciona Marques.
A iluminação recebeu boa parte da atenção, especialmente nos ambientes internos, que contam com lustres, abajures e luminárias. Em conjunto, tons claros e materiais naturais deram o toque final da decoração e em todo o projeto.
Veja mais projetos de casas reformadas na Galeria da Arquitetura:
Residência Nando Reis, por Estúdio Paulo Alves
Escritório
Termos mais buscados