Logo Construmarket
Banner

Restaurante Swadisht

Restaurante Swadisht
Com estrutura e decoração marcantes, restaurante expressa a personalidade e as riquezas da Índia. Imagens: Gerson Lima
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht
Restaurante Swadisht

Um pedaço da Índia

Texto: Marina Cabral

O restaurante Swadisht foi projetado para imergir seus clientes na cultura indiana com luxo e aconchego. Rico em detalhes, o estabelecimento localizado em Curitiba, no bairro do Batel, é dividido em três ambientes: bar, espaço indiano e elevadega. “A ideia era mostrar as riquezas do país – suas pedras naturais e preciosas, suas esculturas, sedas, tecidos, imagens, objetos, alegria, cores e culinária – reunidas em um espaço chique”, detalha Fernanda Jung, arquiteta responsável pelo projeto.

Com ambientes totalmente integrados, o restaurante abriga uma grande ‘elevadega’, disposta no hall de entrada. “O equipamento é o diferencial do estabelecimento. Logo na entrada se destaca pela exuberância e altura que agrega o pé-direito duplo. Temos acesso ao mezanino por ela, visualizando todos os rótulos de vinhos separados por regiões”, ressalta.

O mezanino é marcado por mesas e nichos divididos com xales e cortinas. Além disso, conta com uma área preparada para servir a comida por meio de um monta-cargas interno (pequeno elevador). “Tudo foi pensado de maneira prática e funcional para proporcionar harmonia entre todos os ambientes e acessos. É um projeto complexo que faz da cozinha o coração do restaurante”, explica a arquiteta.

Materiais e decoração

No revestimento dos pisos e dos banheiros foram utilizadas pedras como mármore e silestone. A madeira também foi aplicada em abundância. “Cada material foi escolhido cuidadosamente para dar contraste aos ambientes. Gosto de trabalhar com jogos de luzes, claro e escuro, cores fortes e muito brilho. Dessa maneira fui fazendo testes até que todos os materiais fizessem uma composição harmônica e nada convencional”. Além disso, a arquiteta também explica que foi até a China comprar os materiais de acabamentos internos, externos e da fachada. “Compramos quase 70% desses materiais lá e isso gerou uma economia muito grande”, destaca.

Cor e luz

As cores bordô, dourado, bronze e vermelho foram utilizadas em todos os ambientes. O paisagismo que compõe a fachada de vidro também leva o clima indiano para o estabelecimento. Pedras ornamentais e preciosas, e pastilhas diferenciadas proporcionam requinte ao restaurante.

De acordo com a arquiteta, a iluminação – com tecnologia LED de última geração nas fitas RGB, embutidas e lâmpadas – foi aplicada para deixar o ambiente aconchegante e funcional. “No bar utilizei as fitas embutidas dentro no móvel que, com a pedra ônix, dá efeito de transparência. No térreo temos alguns pendentes em vidro no bar e no hall de entrada. No mezanino temos pendentes em cima de cada mesa com bolas bronze craqueladas, que criam efeitos pontuais”, conclui.

 

Escritório

  • Local: PR, Brasil
  • Conclusão da obra: 2012
  • Área construída: 400 m²
Veja outros projetos relacionados