Texto: Naíza Ximenes
A sede da Danone passou por uma grande revitalização, comandada pelo escritório Felipe Russo Arquitetura e Planejamento. O projeto, executado em uma laje corporativa de 4.600 metros quadrados em São Paulo, é resultado da unificação das unidades de negócio da empresa. Seu objetivo principal foi criar uma nova visão para o espaço de trabalho, reestruturando os fluxos de pessoas no escritório.
Segundo os arquitetos, um dos maiores desafios foi criar um ambiente de trabalho acessível e flexível, refletindo o momento de mudança. O conceito de estações de trabalho fixas foi substituído por um modelo de uso compartilhado, onde os colaboradores podem escolher qualquer lugar disponível para trabalhar. Esses espaços são organizados em bairros, representando as equipes, e contam com áreas de apoio e colaboração, como phonebooths e salas de reuniões formais e informais.
As áreas colaborativas foram estrategicamente posicionadas próximas às entradas, enquanto os bairros estão localizados na periferia da planta. Dessa forma, eles aproveitam ao máximo a luz natural, usufruindo de um ambiente mais reservado.
A equipe de arquitetos ainda apostou em uma nova área multiuso — um espaço aberto utilizado para diversas atividades, de refeições a eventos corporativos, promovendo um ambiente de trabalho mais informal e acolhedor.
As salas de reunião são outro destaque da obra, já que permitem a integração dos ambientes, transformando o espaço em um auditório quando necessário. Isso porque elas são delimitadas por divisórias retráteis, que trazem flexibilidade ao conceito.
O projeto ainda ganhou uma área médica e lactário, garantindo acesso fácil a esses recursos para colaboradores de todos os andares. O andar também abriga salas de reuniões, um laboratório e uma loja de produtos Danone, promovendo maior comodidade aos funcionários.
Com a adoção do trabalho híbrido, o escritório foi projetado para atrair até 800 colaboradores ao menos duas vezes por semana, oferecendo novos espaços e elementos que tornam o dia de trabalho presencial mais agradável e produtivo.
A estética mais clean, minimalista e com alusão à identidade visual da Danone completa o conceito.
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