Logo Construmarket
Banner

Casa Moenda

Casa Moenda
O arquiteto Felipe Rodrigues projetou uma casa de 510 m² com linhas retas. Construída com concreto aparente num terreno de 20 mil m², ela tem um amplo quintal com mata intocada. Imagens: Pedro Vannucchi
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda
Casa Moenda

Refúgio a dois passos da Serra da Mantiqueira

Texto: Nathalia Lopes

A Casa Moenda - desenhada com linhas retas e construída com concreto aparente - fica no bairro de mesmo nome, em Joanópolis, interior de São Paulo.

O projeto arquitetônico de 510 m² fica em um terreno de 20.000 m², com 70% da área ocupada por uma reserva de mata intocada. Por estar no ponto mais alto de uma fazenda recém-loteada, oferece ampla vista para o horizonte (à frente) e para a Serra da Mantiqueira (atrás).

Programa

O cliente informou ao arquiteto Felipe Rodrigues, dono do escritório que leva seu nome e responsável pelo projeto, que queria uma casa com dois blocos independentes, mas interligados. O mais utilizado deles é o que abriga em um único pavimento, a sala de estar, a sala de TV e a cozinha, instaladas entre duas lajes de concreto. Há ainda um terraço coberto por generosos balanços e separado da parte interna por panos de vidro e portas de correr que vão do piso ao teto. Graças às grandes aberturas, a casa ganhou ampla ventilação e, mais do que tudo, tornou possível uma das principais aspirações do projeto: trazer a paisagem para dentro.

No nível abaixo, cercada por vegetação, fica a piscina com borda infinita.

As paredes de vidro trazem o exterior para o interior Foto: Pedro Vannucchi

No nível intermediário estão duas suítes, um espaço para refeições e a área de serviço. Sob o prolongamento da laje de cobertura deste bloco está a garagem, que é o ponto de articulação e distribuição das circulações e acessos entre os dois volumes da casa. Neste ponto, foram utilizados elementos vazados na circulação dos dormitórios, importante destacar o uso de elementos vazados na circulação dos dormitórios, trazendo luz natural e ventilação permanentes e uniformizando a fachada. Além disso, produzem um efeito visual de luz e sombras interessante

No pavimento superior, o abrigo de bombas e os reservatórios de água são separados por uma parede cega.

Veja outras residências cercadas pela natureza

Casa na Fazenda da Grama, do escritório FARAH + ARQUITETURA E INTERIORES

Residência CR, do Padovani Arquitetos

Casa FY, do PJV Arquitetura

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2017
  • Área construída: 510 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados