A Casa Moenda - desenhada com linhas retas e construída com concreto aparente - fica no bairro de mesmo nome, em Joanópolis, interior de São Paulo.
O projeto arquitetônico de 510 m² fica em um terreno de 20.000 m², com 70% da área ocupada por uma reserva de mata intocada. Por estar no ponto mais alto de uma fazenda recém-loteada, oferece ampla vista para o horizonte (à frente) e para a Serra da Mantiqueira (atrás).
O cliente informou ao arquiteto Felipe Rodrigues, dono do escritório que leva seu nome e responsável pelo projeto, que queria uma casa com dois blocos independentes, mas interligados. O mais utilizado deles é o que abriga em um único pavimento, a sala de estar, a sala de TV e a cozinha, instaladas entre duas lajes de concreto. Há ainda um terraço coberto por generosos balanços e separado da parte interna por panos de vidro e portas de correr que vão do piso ao teto. Graças às grandes aberturas, a casa ganhou ampla ventilação e, mais do que tudo, tornou possível uma das principais aspirações do projeto: trazer a paisagem para dentro.
No nível abaixo, cercada por vegetação, fica a piscina com borda infinita.
No nível intermediário estão duas suítes, um espaço para refeições e a área de serviço. Sob o prolongamento da laje de cobertura deste bloco está a garagem, que é o ponto de articulação e distribuição das circulações e acessos entre os dois volumes da casa. Neste ponto, foram utilizados elementos vazados na circulação dos dormitórios, importante destacar o uso de elementos vazados na circulação dos dormitórios, trazendo luz natural e ventilação permanentes e uniformizando a fachada. Além disso, produzem um efeito visual de luz e sombras interessante
No pavimento superior, o abrigo de bombas e os reservatórios de água são separados por uma parede cega.
Veja outras residências cercadas pela natureza
Casa na Fazenda da Grama, do escritório FARAH + ARQUITETURA E INTERIORES
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados