Logo Construmarket
Banner

Casa Elevada

Casa Elevada
Com quase 2 mil metros quadrados, a Casa Elevada é voltada para o descanso, lazer e contemplação da paisagem. Imagens: Leonardo Finotti
Casa Elevada
Casa Elevada
Casa Elevada
Casa Elevada
Casa Elevada
Casa Elevada
Casa Elevada
Casa Elevada

Refúgio no campo

Texto: Vitória Oliveira

A Casa Elevada – assinada por Felipe Caboclo – está organizada em uma área de 1.800 m² na Fazenda da Boa Vista – condomínio de luxo localizado no município de Porto Feliz (SP).

Desde o início, a intenção era criar em um refúgio para a família, um local de descanso e contemplação da natureza com um amplo pé-direito possível.

Programa minimalista

A pedido dos moradores, a equipe do escritório desenvolveu um projeto arquitetônico com um pé-direito de 4 metros de altura. Com o propósito de aumentar a área social da casa, foi projetado um mezanino que permite ganhar essa altura para o ambiente se deslocando para um balanço sobre a piscina e, ao mesmo tempo, para o living elevado com vista para a mata que circunda todo o terreno.

Os arquitetos exploraram a robustez das pedras no projeto da Casa ELevada Foto: Leonardo Finotti 

O programa da residência foi setorizado, de forma que os moradores possam receber seus convidados sem prejuízo à sua privacidade.

O pavimento térreo tem duas suítes, área de serviços, sala de estar e jantar, cozinha, deck com piscina de borda infinita e área gourmet. O bloco de lazer é térreo para que os ambientes não perdessem a vista da paisagem local.

No andar superior, quatro suítes e três home theaters. Todas as suítes deste setor são voltadas para a vista que abraça a morada e para um grande terraço com deck e piscina.

Materialidade

O uso da estrutura metálica foi indispensável para o sucesso do projeto, por dois fatores principais: a exigência de uma obra rápida e para garantir que os grandes vãos da casa fossem alcançados sem perder espaço do pé-direito com as vigas.

A estrutura forma uma caixa treliçada em forma de cruz, e ela é envelopada por alvenaria autoportante, de forma que a estrutura e as vedações sejam completamente independentes.

“Analogamente ao corpo humano a estrutura metálica atua como os ossos, a alvenaria como os músculos, e finalizando as camadas, o acabamento com steel frame desempenhando o papel da "pele" do projeto”, conta o arquiteto.

O projeto conta com linhas limpas e ortogonais, e uma estética etérea e minimalista, com aberturas que permitam que os usuários tenham sempre a vista da mata enquadrada de alguma forma.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área construída: 1.800 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados