Logo Construmarket
Banner

Casa do Lago

Casa do Lago
O clima agradável do interior despertou o interesse de um grupo de amigos para construir uma morada moderna e aconchegante para suas famílias. Imagens: Leonardo Finotti
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago
Casa do Lago

Para reunir a família

Texto: Vitória Oliveira

Um convívio agradável entre as famílias! Era isso que um grupo de amigos tanto desejava. Assim, convidaram o escritório Felipe Caboclo Arquitetura para projetar a Casa do Lago – localizada na cidade de Porto Feliz (SP).

“A morada busca resgatar a estética modernista com uma abordagem mais humana, valorizando o indivíduo e suas particularidades”, conta o arquiteto André Felipe Nascimento.

Layout fluido

A residência tem mais de 600 m² com ambientes organizados em um único nível: o térreo. O projeto explorou os volumes com orientações verticais e horizontais, tirando proveito do extenso terreno com paisagem privilegiada. No primeiro volume fica o bloco social, constituído pelas salas de estar e jantar e a cozinha. À frente está a extensa área de lazer. No segundo volume, cinco suítes, também orientadas à piscina.

A madeira modernizou os ambientes Foto: Leonardo Finotti 

A natureza está por todos os lados! Os espaços abertos e integrados recebem iluminação e ventilação naturais. Além disso, os arquitetos exploraram a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos. A comunicação entre os ambientes torna o projeto mais agradável, além de trazer a dinâmica e o conforto necessário para uma circulação mais fluida.

No projeto de interior da residência, o escritório buscou modernizar os espaços, oferecendo uma sensação de aconchego que combina com o clima interiorano. 

Leveza e transparência

A madeira foi uma opção chave na concepção do projeto. Ela reveste os volumes e contribuiu para o aquecimento dos espaços do terraço, mantendo o conforto térmico dentro da residência. Os caixilhos de vidro correm por dentro das caixas de madeira, garantindo grandes vãos e ambientes expandidos. E as vigas metálicas possibilitam balanços que funcionam como uma projeção do corpo da casa.

Elemento principal da residência, o telhado borboleta marca a forte ligação entre a arquitetura modernista e arquitetura contemporânea.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2016
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área do terreno: 2.760 m²
  • Área construída: 607 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados