Com proposta para um design contemporâneo, a Casa 3, localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, foi desenvolvida para dois núcleos familiares – um casal com três filhos e os avós – sendo dividida em três volumes. A residência é composta por espaços integrados, ideais para uma intensa convivência social e, ao mesmo tempo, resguardados. “Conseguimos dar privacidade aos moradores dos dois núcleos, sem perder a bela vista da paisagem”, explica Flávio Castro, arquiteto do FCstudio responsável pela obra.
Uma das dificuldades durante a concepção do projeto foi o terreno acidentado e irregular. Para isso, o escritório aproveitou o declive e o desnível de seis metros em relação ao vizinho, proporcionando aos moradores uma vista longínqua, que se abre desde o nível da rua. Esse panorama estabelece continuidade entre a copa das árvores e mostra a silhueta dos edifícios no entorno.
De acordo com Flávio, as características de espaços livres no andar social e compartimentados nos andares íntimos, bem como o melhor aproveitamento da vista, por causa do desnível, fazem parte dos diferenciais da morada. “O projeto tira partido disso. No quesito sustentabilidade, há soluções como teto jardim, aquecimento da água por energia solar, respeitando a orientação do sol, ventilação natural e espaços bem iluminados durante o dia, que dispensam a luz artificial”, completa o arquiteto.
Na concepção da fachada, os materiais predominantes são o vidro, que integra a construção às áreas externas, e a madeira, geradora de privacidade e aconchego. O concreto estrutura a casa; e o aço compõe os pilares circulares que funcionam como espaçadores entre as lajes.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados