À primeira vista a casa foi idealizada com linhas onduladas voltadas para a fachada junto à rua. “A concepção desses traços originou a sobreposição de volumes em ângulos sinuosos e curvas marcantes”, destaca o arquiteto responsável pelo projeto Bernardo Farkasvölgyi, da Farkasvölgyi Arquitetura. De acordo com Bernardo, a residência deveria se integrar à topografia local – bastante arborizada – de modo a garantir uma linda vista sem prejudicar o meio ambiente.
As mudanças dos pés-direitos da casa com as linhas horizontais externas definem o conceito arquitetônico. “O desenho da área externa e da piscina, as reentrâncias, platibandas e as saliências convivem em harmonia, notadamente pelo revestimento externo comum a todos”, explica o arquiteto.
Para oferecer uma prévia dessa paisagem, uma circunferência vazada se abre para a natureza da cidade de Nova Lima, Minas Gerais. “Inserida junto a um elemento construtivo, ela convida os olhos a uma observação mais profunda do projeto”, ressalta.
Implantada com quatros níveis diferentes, a residência oferece espaços de convívio com conforto. Toda a área social, de lazer e a cozinha se encontram no andar térreo. “No mesmo patamar temos o spa, a área fitness, a piscina e os jardins”. Já a entrada principal da casa está no segundo pavimento. “Os quartos foram distribuídos neste nível junto ao escritório, que também ocupa o terceiro e último piso. O subsolo abriga as áreas de serviço, garagem, boate e salão”, completa.
Revestimentos brancos nos pisos, paredes e forros caracterizam a essência da proposta, conforme o desejo dos proprietários. A alvenaria é pintada com textura branca que, junto às grandes aberturas transparentes, transmite simplicidade. “Os grandes panos de vidro com estrutura em alumínio unem a relação do interior com o exterior”, explica Bernardo.
Escritório
Termos mais buscados