Organizada em torno de um pátio interno, a Residência 1 está localizada no condomínio Haras Larissa, próximo à cidade de São Paulo. Seu projeto arquitetônico, assinado pelo escritório Falchi Arquitetura, traz todos os atrativos de um belo jardim para as suas dependências.
“Aproveitamos o formato quadrado do terreno de 3.300 metros quadrados para planejar as circulações principais da casa passando pelo pátio, semelhante a uma praça, repleto de fontes e várias espécies”, descreve o arquiteto titular José Claudio Falchi.
Projetada nos moldes de uma casa de fazenda, a Residência 1 tem 780 metros quadrados de área construída e acomoda com o máximo de conforto três gerações de uma família. Nas áreas sociais, a importância do convívio fica clara pela maneira como a construção encontra-se projetada, com setores externos e internos integrados e bem valorizados. Varanda, sala de ginástica e sala das crianças estão intimamente interligados ao pátio, para onde se abrem a sala de TV, a copa e os acessos às suítes.
Aproveitamos o formato quadrado do terreno de 3.300 metros quadrados para planejar as circulações principais da casa passando pelo pátio, semelhante a uma praça, repleto de fontes e várias espécies José Claudio FalchiCores terrosas e suaves – como o verde-pistache usado nas portas e janelas internas e externas – são um importante elemento utilizado na arquitetura residencial campestre.
O revestimento externo da Residência 1 revela um colorido pouco comum, mas acolhedor, que muda de acordo com a posição e intensidade do sol. Pedras do tipo moledo arredondadas, utilizadas em várias paredes, complementam o revestimento. “Também instalamos dois tipos de caixilhos: de alumínio, com acabamento de madeira escura, e de madeira laqueada na cor verde-pistache”, explica o arquiteto.
No interior, nas áreas sociais, a estrutura aparente dos telhados é envernizada. O piso de bambu envelhecido se harmoniza com as paredes claras. Os demais espaços foram projetados com forros de gesso com o mesmo desenho “saia e blusa” comumente usado nas fazendas antigas.
No projeto de iluminação econômico, José Claudio Falchi preferiu luzes de LED indiretas, como as encontradas na sala e na varanda. Nesses ambientes, as fitas de LED foram colocadas no topo das vigas de madeira, direcionadas para cima, de maneira delicada. Nos ambientes sociais, todas as luminárias são de cobre com lâmpadas de LED em sua maioria. “A intenção é diminuir o consumo de energia”, revela.
No pavimento superior da Residência 1 ficam as suítes principal e de hóspedes. No térreo, dois conjuntos – cada um com suíte para um casal e outra para as crianças – são mais privativas, oferecendo entradas independentes para o pátio interno.
A área de estar tem metragem ampla e confortável, desenhada sob medida para acolher amigos e familiares em volta da lareira ou mesmo na sala de jantar integrada. Uma grande varanda está equipada com estar e cozinha gourmet integrados. “Nela, dispusemos uma churrasqueira, cooktop, chapa para sanduíches, geladeira e bomba de chopp. Tudo isso rodeado pelo bem cuidado jardim”, conta Falchi.
A sala de ginástica ocupa uma das laterais da varanda. Vizinha, a sauna a vapor oferece ducha e banheiro completo. A concorrida sala de TV também leva ao pátio interno e para um vestíbulo, ao lado da copa. Reservada, ela é um dos lugares mais confortáveis da casa. No setor de serviços fica a copa, cozinha, louçaria, despensa, lavanderia e um apartamento destinado aos caseiros. A garagem abriga dois carros, oferece um depósito e ainda um banheiro para jardineiro e motorista.
No lado oposto à sala de ginástica, com acesso para a copa e o jardim, os arquitetos projetaram uma brinquedoteca que acolhe as crianças. Na área externa, além de uma segunda garagem sob pérgolas, com capacidade para dois veículos e projetada para hóspedes, há um orquidário e uma lúdica casa de bonecas de madeira. A cama elástica e a lareira externa, embutidas no gramado, foram criadas pela paisagista Gigi Botelho.
Escritório
Termos mais buscados