Localizada no interior do Estado de São Paulo, a fazenda com terreno de 1500 m² construídos foi reformada para ser residência fixa do casal e uma filha. Com sede plana de mil metros quadrados, o casarão original com dois blocos teve como pedido dos moradores a releitura e modernização da arquitetura e do espaço, que deveria ganhar amplitude, conforto e acolhimento na hora de receber.
Para atender à expectativa, a arquiteta Cris Negreira, do Estudio ON, criou um terceiro bloco do lado direito, idêntico ao já existente, sem perder o estilo de casa de fazenda. Muito da estrutura se manteve preservada, como o pé-direito alto com variação de 4, 5, 6 e 7 metros, dependendo do ambiente em questão.
“A criação de outro edifício possibilitou a inserção de novos espaços inexistentes à construção colonial, mas indispensáveis nos dias atuais. Sala de TV, suítes completas com closet e banheiro, cozinha equipada e área de lazer agora fazem parte da nova planta, oferecendo todo o conforto necessário”, reflete Cris.
O ladrilho hidráulico aplicado em diversos ambientes no interior da casa deu origem a novas formas e divisões sinalizadas no chão e nas paredes que delimitam espaços e espalham-se, A criação de outro edifício possibilitou a inserção de novos espaços inexistentes à construção colonial, mas indispensáveis nos dias atuaisCris Negreiratambém, pela área externa. A marcenaria das janelas e portas assim como os detalhes de serralheria sob medida seguiram os antigos moldes. Nessa parte estrutural, cachorros (ripas de madeira), beiral e telhado – cujas telhas de barro foram substituídas por pérgulas na cor pêssego – revestem a fachada de novas cores. O velho gradil de ferro foi mantido e copiado para as varandas.
A imponente residência tem vista privilegiada para palmeiras imperiais e dois lagos em frente à sede, além de duas piscinas. É esta paisagem que moradores e hóspedes têm nas primeiras horas da manhã, logo que despertam nos quartos da ala nova. Vale ressaltar que todos os dormitórios são voltados para a face norte dessa fazenda de temperatura amena e bem ventilada o ano inteiro.
Na nova configuração, a residência multiplicou antigos espaços e criou novos. Dos oito quartos existentes, quatro suítes foram acrescentadas, somando um total de 12 dormitórios; os nove banheiros viraram 13, mais um lavabo e, próximo à cozinha, projetou-se a moderna área de serviço com todas as facilidades exigidas. Mantiveram-se originais a sala da lareira e as janelas localizadas entre o home e o terraço. Para a proteção de intempéries como o forte sol interiorano e a chuva, elas receberam lonas, que podem ser enroladas até o teto, no lugar de toldos.
As tábuas de madeira do antigo piso deram lugar ao anticato com detalhes de ladrilho hidráulico, formando um criativo tapete. Já o teto da construção repete o desenho original: listras e pintura de afrescos, uma solução tradicional nesse tipo de edificação.
Escritório
Termos mais buscados