Anexo a uma residência pré-existente, o projeto do estúdio – fruto da parceria entre os escritórios AA Arquitetos Associados e Verso Arquitetura –, implantado nos fundos do terreno foi idealizado para servir de abrigo ao convívio e à criação. “O local é destinado ao uso de oficinas para prática de atividades artísticas e corporais, bem como para reuniões e eventos culturais”, explica a arquiteta responsável pelo projeto Juliana Fiorini.
De acordo com Juliana, havia a necessidade de construir um ambiente bastante flexível para atender às diversas possibilidades de uso. Por isso, a edificação tem sistema estrutural robusto e simples – formado por concreto, aço e madeira. “A simples composição espacial partiu dessa flexibilidade essencial. Com isso, criamos espaços generosos e permeáveis às áreas externas, com iluminação e ventilação naturais abundantes – que adentram pelas enormes aberturas”, destaca.
O estúdio é composto por duas grandes salas, uma cozinha e um banheiro. Todos esses ambientes unidos se transformam em uma grande varanda.
Além dos materiais predominantes – aço, madeira e concreto –, o cimento queimado foi aplicado no piso da sala do primeiro pavimento. O piso da sala superior, por sua vez, foi todo revestido em madeira.
Escritório
Termos mais buscados