Logo Construmarket
Banner

Apartamento MA

Apartamento MA
Na reforma do Apartamento MA, os arquitetos do Estúdio MRGB não realizaram intervenção estrutural, mas trouxeram contemporaneidade, integração, espaços generosos e fluidez. Imagens: Haruo Mikami
Apartamento MA
Apartamento MA
Apartamento MA
Apartamento MA
Apartamento MA
Apartamento MA
Apartamento MA
Apartamento MA
Apartamento MA
Apartamento MA

Reestruturação modernizada

Texto: Ana Marquez

O conceito do Apartamento MA, projetado pelo escritório Estúdio MRGB, é contemporâneo, mas com clara filiação ao design moderno de moradia coletiva do início da construção de Brasília (DF), cidade onde está situado. “O imóvel foi reformado, pois apresentava uma divisão inapropriada para os novos moradores. Apesar disso, não fizemos intervenção estrutural”, conta o arquiteto Hermes Romão.

A ideia dos profissionais foi desenvolver um projeto de interiores condizente com a vida agitada e moderna dos usuários. A generosidade dos espaços e a fluidez espacial são características marcantes, especialmente na sala de jantar, sala de estar e área de trabalho.

Integração com privacidade

Os ambientes do Apartamento MA foram totalmente integrados e os limites foram dispostos sutilmente, preservando para que cada um deles desenvolvesse suas próprias funções. “Todos os espaços propiciam uma compreensão clara e objetiva”, conta.

As peças de mobiliário usados no apartamento foram desenhadas pelos arquitetos Sérgio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha Foto: Haruo Mikami

O limite entre as áreas íntimas e sociais é feito através de um painel ripado em madeira, localizado no fundo da sala. Esse plano de madeira faz o acesso para o quarto do casal, propiciando privacidade quando desejado. O interessante dessa solução é que a porta de madeira mimetiza-se na trama vertical.

No sentido oposto a este painel está a galeria de exposição, criada para valorizar as obras de arte do casal. Há também um painel personalizado de azulejos, com formatos geométricos inspirados no artista plástico Athos Bulcão que, por força de sua presença nas principais obras arquitetônicas da cidade de Brasília, tornou-se uma referência para o Estúdio MRGB.

As peças de mobiliário usadas no apartamento foram desenhadas pelos arquitetos Sérgio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha. Já as peças mais contemporâneas foram assinadas por Florence Knoll e Charles Ray Eames. “No projeto de iluminação usamos a luz de forma direcionada para valorizar os materiais escolhidos”, relata Romão.

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Início do projeto: 2014
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 140 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados