Assim como as demais unidades da rede, a Ojuara Tapiocaria do Shopping Iguatemi Campinas procura colocar em destaque o seu carro-chefe – as tapiocas ali preparadas. Assinado pelo Estúdio Jacarandá, o projeto arquitetônico da loja sintetiza, em um pequeno espaço, a vasta riqueza cultural brasileira.
Segundo o designer Renato Diniz, a marca tem como inspiração a origem da tapioca pelos índios e sua apropriação pelas regiões nordeste e norte. Essa foi, inclusive, a tônica das pesquisas realizadas pelo estúdio, que filtrou ícones visuais dessas regiões, para que pudessem ser reinterpretados e incorporados ao projeto da rede Ojuara Tapiocaria.
“O projeto é inovador e possui abordagem diferente em relação aos concorrentes. A loja tem cor, geometria, e transmite brasilidade, mas sem traços caricaturescos”, conta Diniz, um dos autores do projeto.
Além da produção de tapiocas para consumo imediato, o espaço do Iguatemi Campinas conta com uma mercearia tipicamente brasileira, que oferece produtos de regiões como Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco e até Rio de Janeiro.
A dificuldade principal do escritório foi elaborar um layout que viabilizasse a operação de forma eficaz. “Em uma área de 24m² e sem possibilidade de mezanino para estoque, precisávamos contemplar todos os equipamentos sem prejudicar o espaço destinado à mercearia, uma grande aposta da Ojuara Tapiocaria”, relata a arquiteta Luciana Carvalho, do mesmo estúdio.
A solução que encontraram foi trabalhar com equipamentos compactos, fugir da tradicional disposição de balcão que ocupa toda a frente de loja e inserir uma vitrine de divulgação da mercearia. Esse formato possibilitou ao cliente interagir mais com a marca e seus produtos, uma vez que ele não fica apenas à frente do balcão, mas pode circular por todo o espaço.
O revestimento da fachada foi feito em MDF revestido com folha de madeira Pinus e especificado para se adequar ao mobiliário do interior da loja, como o revestimento do balcão e do armário do mercadinho. “O revestimento em tom neutro destaca os ornamentos serigrafados, a comunicação visual e o mix de produtos regionais, além de transmitir a simplicidade que buscávamos no projeto da Ojuara Tapiocaria”, comenta Diniz.
Pensando em economia, o escritório projetou a iluminação da loja com a tecnologia LED COB, que emite menos calor, tem maior vida útil e eficiência. Utilizada nas luminárias embutidas, elas geram uma luminosidade uniforme e com maior ângulo, evitando o desconforto causado pelo brilho concentrado.
O uso de luminárias decorativas integradas com a ambientação da loja é um dos diferenciais do projeto de iluminação. Entre as luminárias estão os pendentes de corda em formato de balões juninos, e o conjunto de pendentes com lâmpada de filamento que adorna a vitrine.
"Para projetar a Ojuara Tapiocaria, nos inspiramos, principalmente, nos elementos integrantes do chamado design vernacular, que se refere à relação do homem com sua cultura local, e usa recursos rudimentares para sua produção”, menciona Diniz.
Os padrões geométricos presentes na cerâmica e impressos no balcão foram desenvolvidos a partir de traços do modernismo, do artista Alfredo Volpi e suas bandeirinhas de festas folclóricas, da caligrafia de tribos indígenas, dos ornamentos de carrocerias de caminhão, da literatura de Cordel, entre outras fontes.
Uma grande xilogravura impressa na parede resgata fatos do cultivo da mandioca, raiz que é ingrediente da goma de tapioca. A paleta de cores foi criada a partir de tons quentes e áridos, comuns nas regiões sertanejas do país. “A mistura brasileira compõe o conceito da Ojuara Tapiocaria”, finaliza Carvalho.
Escritório
Termos mais buscados