Quando o arquiteto Guto Requena foi convidado para traçar o projeto de interiores da nova sede da startup Youse – plataforma de vendas de seguros on-line da Caixa Seguradora –, se deparou com a possibilidade de trabalhar a seu modo: de uma maneira pouco convencional e fora dos padrões. Os valores da marca – praticidade, inovação, flexibilidade e jovialidade – foram representados em ambientes amplos, bem iluminados, coloridos e descontraídos. teste
Se você consegue construir um espaço que tem personalidade e que é diferente dos outros, as pessoas vão sempre se lembrar dele. Acho que a Youse é muito bem-sucedida nesse quesito Guto RequenaPara abrigar o novo espaço de trabalho de seus funcionários, a seguradora escolheu o Vera Cruz II, um edifício corporativo no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo – com projeto arquitetônico assinado por Collaço e Monteiro Arquitetos Associados.
A empresa nasceu de um investimento feito pelo grupo francês CNP Assurances, que existe na Europa há mais de 150 anos. Porém, com a evolução dos ambientes corporativos, os clientes vieram para o Brasil com a ideia de ter uma casa mais flexível, humana e característica. “Se você consegue construir um espaço que tem personalidade e que é diferente dos outros, as pessoas vão sempre se lembrar dele. Acho que a Youse é muito bem-sucedida nesse quesito”, comenta Guto Requena.
A fim de priorizar a flexibilidade espacial e as diversas possibilidades de rearranjo e de trabalho, o programa, organizado em 1.800 m², dispõe de recepção, salas individuais, compartilhadas e até mesões coletivos, squads, varanda, cozinha e banheiros.
O escritório tem duas entradas. A primeira é a recepção, um ambiente desenvolvido no estilo open space. No painel atrás do balcão, o logotipo da Youse muda de cor conforme o humor dos funcionários que trabalham nesse setor, graças a um sistema de perguntas e respostas que pode ser preenchido durante o expediente.
O projeto de iluminação traz aconchego e enfatiza o aspecto lúdico da empresa. Voltada para a varanda está a cozinha, que recebeu uma luminária LED no teto que, ao ser acesa, transforma o espaço em uma grande balada, além de enfatizar a integração desses dois ambientes. “A cozinha não é só para comer, é também um lugar de reunião rápida, de evento, tem máquina de chope e fliperama”, descreve o arquiteto.
Já na outra ponta da planta, está segunda entrada do escritório, a grande varanda, com pebolim, cadeiras e lounge. É considerado um dos espaços mais agradáveis para trabalhar.
É muito confortável, porque num momento em que se está sentado vê as superfícies brancas, madeira e plantas, só que a hora que se está de pé, tem carpete roxo, laranja, uma parte com listras. É supercolorido e as pessoas amam assim Guto RequenaCriados para abrigar temporariamente equipes que desenvolvem os projetos especiais, os squads têm capacidade para até 12 pessoas. Foram projetados dos dois lados do salão com um sistema semiaberto para os grandes espaços, porém desenhados para trazer privacidade aos times. Contudo, eles complementam a flexibilidade e a jovialidade da startup.
Requena explica que o squad é uma sala de reunião onde as pessoas de diferentes departamentos podem se juntar. “Eles se reúnem dentro de um squad por uma quantidade de tempo. Às vezes pode ser uma semana, um mês ou dois meses para desenvolver um projeto específico”, complementa.
Toda a projeção da Youse foi desenvolvida de maneira sustentável, começando pela materialidade e o projeto de iluminação com eficiência energética. Todos os detalhes levaram em consideração o pedido especial do cliente e os dizeres da marca, que buscam estimular os encontros entre as equipes.
O desenho da marcenaria foi inspirado nos fab labs (fabricação digital), incorporando o materialismo bruto das chapas de compensado naval cortadas em CNC e com todos os topos aparentes.
De modo geral o projeto é bem integrado. Mesmo nas salas de reuniões privativas, foi usado bastante vidro, gerando uma boa transparência visual entre os espaços.
O mobiliário e os objetos de designers brasileiros permeiam todos os espaços. Peças assinadas por profissionais como Lina Bo Bardi, Jader Almeida, Ovo Design, Brunno Jahara, Carol Gay, Lucas Neves, Felipe Protti e Zanini de Zanine criam uma forte relação com o design brasileiro contemporâneo. Um detalhe interessante é que a coleção de sofás que se encontra nos dois grandes lounges de trabalho é assinada pelo Estudio Guto Requena especialmente para esse escritório. “Chamamos essa linha de Bafafá e é a primeira coleção de móveis corporativos que desenhamos. É um sofá modular com quatro módulos diferentes que permitem vários tipos de arranjos”, conta o arquiteto.
O desenho e as tonalidades do piso do carpete foram essenciais para desenvolver um projeto cheio de cor e alegre, reforçando a identidade da Youse. Em média, há cerca de 10 a 15 cores por todos os carpetes e todas com uma harmonia cromática. “É muito confortável, porque num momento em que se está sentado vê as superfícies brancas, madeira e plantas, só que a hora que se está de pé, tem carpete roxo, laranja, uma parte com listras. É supercolorido e as pessoas amam assim”, conta Requena.
Por fim, o projeto de paisagismo, assinado por Juliana Freitas Paisagismo, está bem próximo às janelas e percorre todo o salão, de forma que aquece visualmente e melhora a qualidade do trabalho.
Veja mais projetos corporativos na Galeria da Arquitetura:
Datalab Serasa Experian, por Melina Romano Interiores
Escritório
Termos mais buscados