Considerada um dos destaques da CASACOR SP 2021, a Casa Conectada foi projetada pelo Estúdio Guto Requena em parceria com o escritório Pax. Arq. Com aparência de cabana, devido ao teto inclinado, a construção dialoga com o futuro ao propor uma nova forma de projetar e de construir de forma sustentável.
A Casa Conectada foi edificada a partir de uma plataforma global de colaboração chamada wikihouse – um sistema de construção totalmente digital. Esse sistema facilita todas as etapas da obra e viabiliza criações inteligentes, dinâmicas e sustentáveis.
A obra é um open-source, que tem a intenção de democratizar e simplificar a construção sustentável de habitações. Através da disponibilização do sistema de construção, é possível desenvolver uma diversidade de formas, adaptáveis às diferentes demandas de projeto.
Na construção foram usadas chapas de compensado naval de pinus, usinadas em máquina CNC e montadas somente por encaixes, o que resulta em um impacto de 0% de resíduo na obra. Três eixos de pórticos articulados por um módulo conector e revestidos com placas pré-fabricadas em madeira montam paredes e teto e abrigam os seguintes ambientes: salas de estar e jantar, cozinha, quarto e varandas, todos integrados.
Na CASACOR 2021, a construção, também chamada de Casa LG ThinQ, serviu de showroom da marca LG, que expôs lançamentos e inovações.
De acordo com os profissionais, todos os materiais e acabamentos foram pensados para gerar o mínimo de resíduos não recicláveis.
Enquanto as construções tradicionais em concreto emitem 1 tonelada de CO2 na atmosfera para cada tonelada de concreto, a construção em madeira ‘sequestra’ o dióxido carbono na mesma proporção.
O material está presente, por exemplo, nos pórticos e fechamentos da estrutura externa da casa, montada em apenas 10 dias. Além disso, as chapas de madeira fazem o acabamento do interior da casa, trazendo trazem conforto e elegância.
A estrutura externa é revestida por telhas de fibras vegetais impermeabilizadas, uma tipologia de cobertura leve, fabricada a partir de papel reciclado.
A curadoria de móveis e objetos foi feita por Guto Requena e busca apresentar nomes ascendentes e clássicos do design brasileiro, como Jorge Zalszupin, Pax.Arq, Estúdio Rain by Breton, Daniel Jorge, Karol Suguikawa, Humberto da Mata, Lucas Neves, Marcelo Ligieri, Inês Schertel, Alva Design e Maria Cândida Machado (Dpot).
As obras de arte também foram selecionadas pelo arquiteto a partir do rico acervo da Galeria Nara Roesler.
De acordo com Requena, design, arte e tecnologia se integram na construção de uma Casa Conectada, como uma alternativa possível para um futuro sustentável.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados