Logo Construmarket
Banner

Casa Álamos

Casa Álamos
Idealizada pelo escritório Estudio Galera, a Casa Álamos ganhou ambientes integrados com a natureza e a presença de materiais adaptados ao clima da região. Imagens: Federico Cairoli
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos
Casa Álamos

Estendida à paisagem local 

Texto: Vitória Oliveira

Tudo o que os moradores da Casa Álamos mais queriam era sentir a natureza! E foi com esse pedido primordial que os arquitetos do Estudio Galera deram início ao projeto, que se transformou no lar de uma família ao norte de Pinamar, na Argentina.

Os arquitetos elevaram a construção para que o cenário de pinus abraçasse toda a morada, resultando em uma área livre de 900 m², ideal a diversão das crianças e do cachorro da família.

“À medida que subimos a casa, a paisagem de pinus começa a invadir os espaços do pavimento superior através das fendas horizontais. A casa se abre como um mirante para a paisagem do exterior”, conta a equipe do Estudio Galera.

Um programa fluido

A fluidez em um único pavimento foi bastante explorada pelo escritório. O volume fechado no térreo dá acesso à entrada da residência. Ainda no pavimento, fica a área de serviços, o espaço gourmet com churrasqueira, o jardim e uma área para o encontro e o lazer dos moradores e seus visitantes.

As áreas social e íntima ficam no primeiro andar e são totalmente abertas para a paisagem local. Ao centro do projeto, está o refúgio principal dos moradores. O outro dormitório, geralmente, é usado como uma brinquedoteca para as crianças e, quando há visitas, transforma-se em um ambiente privativo, graças aos painéis de correr.

Os painéis de madeira quando abertos integram os ambientes Foto: Federico Cairoli 

Clima tropical

A região de Pinamar possui variações de temperaturas extremas (inverno e verão). Diante disso, a equipe explorou a integração entre os ambientes internos para que o conforto térmico fosse mantido durante todo o ano.

Todos os cômodos recebem iluminação natural: a luz reflete nos vidros e no brise-soleil de concreto na fachada externa e se espalha por todos os espaços, gerando climas e situações diferentes que quebram a rotina. Ademais, as colunas inclinadas sob o balanço protegem a casa da incidência solar direta em dias muito quentes.

As diferentes espécies de vegetação que foram preservadas no terreno também produzem sombras e conferem privacidade aos moradores.

Elementos em coerência

A combinação entre os materiais – vidro, concreto aparente e madeira – definiu o projeto. A rusticidade do concreto predomina no interior da casa e está em perfeita harmonia com a leveza dos vidros e da madeira, que trazem aconchego e modernidade.

Esses materiais possuem baixa manutenção, por isso a escolha. O volume no térreo foi revestido com placas de gesso no interior e chapas de ferro galvanizado no exterior. E os elementos de proteção solar são de ferro galvanizado, enquanto as grades e cercas são peças galvanizadas, com tratamento anticorrosivo.

Escritório

  • Local: BU, Argentina
  • Área construída: 900 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados