Logo Construmarket
Banner

Casa EL

Casa EL
Interessantes soluções projetuais ajudaram a Casa EL a se acomodar perfeitamente em sua topografia e a driblar um desnível de 6 metros entre a rua e a divisa dos fundos. Quem assina o projeto arquitetônico é o Estúdio Centro. Imagens: Eduardo Macarios
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL
Casa EL

Vencendo o desnível

Texto: Juliana Bernardino

Dois fatores impactaram substancialmente a construção deste projeto residencial, assinado pelo escritório Estúdio Centro Arquitetura e Urbanismo: a intenção de criar diferentes espaços de convivência para os proprietários e seus familiares e as condicionantes do terreno, um lote de meia quadra com 600 metros quadrados, formato retangular e desnível de seis metros entre a rua e a divisa dos fundos.

Localizada em Curitiba, nas proximidades do Bosque Alemão, a Casa EL se acomodou perfeitamente à topografia. Uma das principais estratégias construtivas foi a implantação de dois blocos com uma clara setorização funcional – área social e área íntima conectadas por um eixo de circulação.

De acordo com os arquitetos, essa solução projetual trouxe uma série de vantagens, “como a criação de um pátio interno que dá legibilidade ao espaço, cria paisagens internas e diversos visuais”.

O primeiro bloco fica na parte frontal do lote e é formado pela sala e pela cozinha. Ele foi elevado em relação ao solo e situado sobre a garagem e a área de serviço (ambas no subsolo). Sua vedação é composta por vidro translúcido tipo u-glass, que controla a insolação recebida e garante privacidade aos moradores sem, contudo, bloquear a relação da casa com a cidade.

O eixo de circulação segue a mesma cota da sala e ganhou status de espaço de leitura e permanência, devido à sua considerável largura. El dá acesso ao bloco dos dormitórios, formado por três pavimentos que setorizam o quarto de hóspedes, a suíte do casal e os quartos dos seus dois filhos.

Os quartos principais ficam meio nível acima e abaixo da sala e possuem tanto um balcão voltado ao pátio interno principal quanto aberturas voltadas a uma área livre no fundo do terreno.

Apesar de sua característica vertical, a morada conta com ambientes integrados, como a sala e a cozinha, que se estendem à área de churrasqueira, um espaço parcialmente coberto e voltado para o pátio interno.

Destaque na morada, o paisagismo é composto por espécies tropicais e dialoga com o pátio interno e com a elevação da volumetria do primeiro bloco.

 

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Casa Box, por FCstudio

Casa Riviera, por Basiches Arquitetos Associados

Casa Kaleidos, por Taller Estilo Arquitectura

Escritório

  • Local: PR, Brasil

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados