Admirador da natureza, o morador da Casa P64 – localizada em Maitencillo, na costa do mar chileno – convidou o Estúdio Base para ampliar o projeto de sua residência. A premissa era ligar a varanda com o volume da casa do lado, que também é de sua propriedade.
Assim, o projeto contemplou um grande pátio central e dois volumes, que organizam todo o projeto e foram dispostos em “L” invertido. “A conexão dos volumes foi possível devido à configuração do terreno retangular com uma inclinação considerável”, conta o arquiteto Gonzalo Ramírez.
Para tirar proveito da inclinação do terreno, os arquitetos decidiram apoiar a morada no próprio solo. Assim, os volumes ficam escondidos, quando vistos da rua.
O conceito era manter os volumes limpos e com janelas grandes para que pudessem tirar proveito do belíssimo cenário das montanhas Gonzalo Ramírez
O volume principal – no térreo – é constituído pela sala de jantar, área de serviços, cozinha e espaço para ioga. No superior fica a sala de estar e o dormitório dos hóspedes. E o volume transversal organiza três suítes.
Para o projeto de interiores, os arquitetos optaram por uma paleta neutra (branco e cinza) com toques de cor no mobiliário, criando uma atmosfera relaxante que combina texturas com cores claras.
À frente da casa, uma árvore de boldo foi preservada pelo escritório, marcando a entrada principal e formando uma praça de acesso.
A residência é totalmente abraçada por diversas espécies de vegetação que complementam o belíssimo cenário das montanhas e trazem a natureza para dentro dos ambientes.
O projeto, que está orientado ao norte para receber iluminação natural durante todo o dia, recebeu uma materialidade leve que reflete a luz que invade todo o projeto. O piso foi escolhido devido a sua praticidade de limpeza e manutenção. E o bloco que organiza a área social recebeu caixilhos que conectam o interior com o exterior.
“O conceito era manter os volumes limpos e com janelas grandes para tirar proveito das vistas”, finaliza o arquiteto.
Escritório
Termos mais buscados