A residência foi construída no terreno em aclive a partir da rua, aproveitando ao máximo a vista que a mata verde do entorno proporciona. Idealizado pelo escritório Estúdio Arquitetura, o projeto – localizado na cidade mineira de Nova Lima – preservou as espécies de árvores pré-existentes e abusou do fechamento em vidro para conquistar a transparência desejada.
Na área mais plana do lote, o primeiro pavimento foi inserido para uso social. “O vazio oriundo desta implantação gerou a praça coberta de chegada, contígua nos dois pontos de afastamentos laterais pelos taludes conformados”, explica Eduardo França, arquiteto responsável.
A área coberta da entrada é utilizada, ora como estacionamento, ora como hall de distribuição para os outros cômodos. Duas escadas permitem acessos diferentes. “A primeira é mais generosa e leva ao pátio central, conformado pelo vazio gramado entre os cômodos. A segunda leva à principal circulação horizontal, podendo também ser usada como circulação de serviços”.
As salas de estar e jantar desfrutam de grandiosa vista e estão localizadas no primeiro pavimento - elevado três metros da entrada. Junto a elas, a cozinha ficou posicionada estrategicamente entre a área de serviço e os ambientes sociais. A área posterior abriga um estúdio de música e uma sala de ginástica. As quatro suítes da casa se encontram no segundo pavimento. “Duas usufruem da vista para uma mata, classificada como área de preservação permanente, uma é voltada para o pátio interno e a principal é virada para a frente do terreno”, ressalta o arquiteto.
Para garantir rápida construção, a estrutura metálica foi escolhida – também por permitir vãos internos maiores. “Apoiada nos vigamentos, as lajes maciças de concreto receberam lixamento para que pudessem ser deixadas aparentes e exercessem a função de forro”, conclui Eduardo.
Escritório
Termos mais buscados