Logo Construmarket
Banner

Estação Uruguai

Estação Uruguai
O local onde hoje está a estação Uruguai, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, era um estacionamento com 30 anos de existência, que foi totalmente renovado. Agora o lugar abriga uma estação de metrô segura, confortável e acessível. Imagens: Nelson Kon
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai
Estação Uruguai

Retrofit transformador

Texto: Ana Marquez

Ocupando o antigo estacionamento de trens e carros, conhecido como o “Rabicho da Tijuca”, o projeto da Estação Uruguai faz parte da extensão da Linha 1 do metrô no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro. O projeto foi concebido a partir das possibilidades do edifício existente e das exigências requeridas por uma estação de metrô. “Trabalhamos com extrema limitação de espaço interno, com pé-direito reduzido e irregularidades na geometria do edifício existente”, relata o arquiteto Emiliano Homrich Neves da Fontoura.

Desenvolvimento do projeto

Para a implantação da estação foi necessário adaptar a estrutura existente, que inviabilizava o embarque e desembarque de passageiros no nível da plataforma. A malha de 138 pilares na plataforma foi reduzida para apenas 23 pilares metálicos – em formato de árvore – localizados no centro. “A substituição da estrutura aconteceu em duas etapas: primeiro acrescentou-se os novos pilares, fazendo a transferência de cargas para não prejudicar a estrutura existente. Posteriormente foram retirados os pilares antigos. Nas extremidades da plataforma, onde apoios originais foram mantidos, localizam-se os elevadores e as escadas de acesso ao mezanino e as salas técnicas” explica o arquiteto.

“Não houve intervenções na superfície, com exceção dos acessos e das torres de ventilação. Toda a obra em subterrâneo foi realizada sem interdições temporárias na superfície. Podemos dizer que todas as restrições definiram profundamente a concepção do projeto. Transformar este espaço limitado e inóspito em um lugar confortável, claro, com ventilação e seguro fez parte do grande objetivo do projeto”.

Os mezaninos, divididos em dois: ‘Sul’ e ‘Norte’. Eles estão localizados nas extremidades da estação, abaixo da Rua Conde de Bonfim. Para executar os acessos à estação, os arquitetos utilizaram o método construtivo com estaca prancha metálica, que minimiza desapropriações e reduz custos. As salas técnicas de ventilação estão localizadas entre os dois mezaninos.

Resultado final

Colorida, clara e clean, a estação Uruguai traz uma nova proposta de comunicação publicitária brasileira, com cores alegres, saltitantes e um espaço arrojado. Os passageiros trafegam pela estação sem muitos problemas.

“O conceito de sustentabilidade permeia o projeto inteiro, afinal trata-se do retrofit de uma imensa estrutura construída há mais de 30 anos, que estava sem uso. Sua transformação em estação de metrô interfere positivamente na vida de milhares de pessoas e representa um benefício de grandes proporções para a cidade”, finaliza.

Escritório

  • Local: RJ, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área construída: 13.700 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados