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Estação de Trem Metropolitano de Suzano

Estação de Trem Metropolitano de Suzano
Solução promoverá o vai e vem de moradores das áreas norte e sul, hoje divididas pela linha férrea. Imagens: Cassio Oba Osanai/ JBMC Arquitetura & Urbanismo
Estação de Trem Metropolitano de Suzano
Estação de Trem Metropolitano de Suzano
Estação de Trem Metropolitano de Suzano
Estação de Trem Metropolitano de Suzano

Mezanino une cidade dividida

Texto: Tais Mello

Há mais de 100 anos, quando foi construída, a ferrovia impulsionou o crescimento de Suzano, mas também dividiu o município ao meio: no lado sul da via férrea, ficou o centro histórico; e ao norte, surgiram as novas áreas do município. Com o projeto da Estação de Trem Metropolitano – que será implantado no mesmo local e desenvolvido pelo escritório JBMC Arquitetura e Urbanismo –, um edifício principal abrigará duas plataformas centrais, mezanino e acessos em ambos os lados das linhas ferroviárias, o que possibilitará a transposição dos pedestres. “Além da modernização, existe a necessidade de interligar as regiões norte e sul. A nova arquitetura da estação irá promover essa peculiar inserção urbana", conta Emiliano Homrich, arquiteto do escritório. A edificação também reunirá instalações das salas técnicas e operacionais, uma torre para reservatórios e um anexo para o bicicletário. Tudo isso dentro de uma estrutura mista, com pilares de concreto de modulação 15 x 15, vigas e cobertura metálica.

Construção robusta

As lajes metálicas serão do tipo steel deck, com preenchimento em concreto. Elas atuam como armadura positiva, com a vantagem de conferir agilidade à obra, pois evitam o trabalho manual de colocação e retirada de formas e escoramentos, reduzindo o desperdício de material. O fechamento, feito em brise-soleil metálico, protegerá o interior do edifício da insolação direta, proporcionando ventilação permanente e total visibilidade do entorno.

Após a reforma, a estação estará pronta para atender dois sistemas de trem metropolitano, integrados ao metrô de São Paulo e receberá futuramente os trens do Expresso Leste.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2008
  • Área construída: 11.000 m²

Ficha Técnica

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