Logo Construmarket
Banner

Escola de Yoga

Escola de Yoga
Edificação abriga escola de Yoga e residência com aberturas que trazem belas vistas de áreas arborizadas. Imagens: Nelson Kon
Escola de Yoga
Escola de Yoga
Escola de Yoga
Escola de Yoga
Escola de Yoga
Escola de Yoga
Escola de Yoga
Escola de Yoga

Ambientes inspiradores

Texto: Marina Cabral

Visando instalar de forma rápida ambientes amplos com pé-direito alto, o projeto do edifício de uso misto – que abriga uma escola de Yoga e residências para o casal de professores e proprietários do prédio – precisou se adaptar a um terreno de lote estreito sem possibilidade de canteiro de obra.

“A escola foi posicionada no subsolo, térreo e mezanino, aproveitando a declividade do terreno para os fundos. O pavimento superior abriga a residência: um apartamento com dois quartos e sala integrada à cozinha”, explica o arquiteto Edson Elito, do escritório Elito Arquitetos – um dos autores do projeto, junto com Joana Fernandes Elito e Cristiane Otsuka Takiy. Os acessos para a casa e para a escola são independentes, realizados através de um sistema de escadas paralelas e independentes conectadas por uma porta no nível do mezanino. “Essa organização mantém a privacidade da residência”, ressalta.

Estrutura e materiais predominantes

O arquiteto acentua o uso da estrutura metálica conjugada com concreto aparente e tijolos de barro maciço à vista como vedação externa. “Aplicamos caixilhos de alumínio e vidro para oferecer ao edifício excelente aproveitamento da luz natural. Essas aberturas nas fachadas de frente e fundo, alternadas com panos de paredes de alvenaria na lateral ajudam a ampliar a vista e a proporcionar condicionamento térmico no interior”, explica.

O sistema estrutural de vigas e pilares de aço com lajes de concreto usinado sobre pré-formas de réguas de concreto foi escolhido pela viabilidade da obra. “Esses elementos e componentes chegaram semiprontos ao canteiro, acelerando todo o processo”, conclui.

Espaços zen

Planejado com grandes espaços, tanto no térreo (com o pé-direito duplo) quanto no subsolo (com salas para aulas), o projeto foi idealizado para favorecer a prática da Yoga. “A posição elevada devido à topografia do terreno e do entorno proporciona ampla vista para áreas arborizadas, o que também contribui para a criação da atmosfera do local. A residência em um plano no pavimento superior é complementada pelo teto terraço com vista privilegiada para a Vila Madalena”, destaca o arquiteto.

 

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2004
  • Conclusão da obra: 2005
  • Área do terreno: 370 m²
  • Área construída: 650 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados

Veja outros projetos relacionados