A identidade do edifício de alto padrão erguido em um bairro nobre de Belo Horizonte, Minas Gerais, deve-se indiscutivelmente ao jogo intercalado de varandas, que acaba por conferir um interessante movimento ao partido. Trata-se do plano central desse prédio residencial, uma vez que o mais importante era favorecer a vista privilegiada para a cidade e, especialmente, para a Serra do Curral.
“As varandas e áreas sociais do edifício destacam-se pelo pé-direito livre e duplo, criando uma combinação interessante com o vidro, que possibilita a vista da paisagem por todos os pontos”, explica a arquiteta Cristiana Morais.
Com unidades que variam de 207,45 m² a 212,02 m², o Terrazo Villa possui uma distribuição bem peculiar, que engloba diferentes serviços em uma única torre. Sua infraestrutura é voltada ao conforto e à qualidade de vida e permite uma vista deslumbrante de 360° para as montanhas que norteiam a região mineira.
No entanto, a geometria que origina o programa precisou adaptar-se ao terreno íngreme, com uma construção livre de grandes aterros ou desaterros. A estrutura foi implantada respeitando essas condicionantes, de maneira que a conjuntura final se destaque-se na paisagem.
“Para conceber um edifício de caráter arquitetônico singular, tivemos de analisar o local e, posteriormente, entender os materiais que melhor se adaptariam ao estudo de viabilidade do empreendimento. Utilizamos alguns elementos que contribuíram para a valorização de sua imagem, como o granito, que marca um grande pórtico na entrada e no coroamento do prédio, o vidro, já mencionado, além da cerâmica, que recobre as demais faces”, ressalta.
Escritório
Termos mais buscados