A Casa Parati, localizada na cidade de Pinhais (PR) e projetada pelo escritório Elaine Zanon & Claudia Machado Arquitetos Associados, reflete o estilo de vida dos proprietários – um jovem casal que gosta de receber e cozinhar, estar em contato com a natureza e aproveitar momentos com os filhos. “Baseamo-nos na personalidade do casal para elaborar o projeto arquitetônico da residência”, comenta a arquiteta Elaine Zanon.
Linhas contemporâneas com materiais naturais definem as características principais da casa. Além disso, a residência foi desenvolvida a partir de conceitos de sustentabilidade.
A estruturação do projeto se desenvolve em dois pavimentos. Quem entra pelo hall, visualiza inicialmente o living e, ao fundo, a piscina integrada à parte íntima da residência. Do lado direito, tem-se o estar íntimo, o escritório e o lavabo. As áreas do térreo são todas integradas. Embaixo da escada principal, localiza-se um jardim de inverno.
Ao lado esquerdo do living encontra-se a sala de jantar, com pé-direito duplo, adega e churrasqueira. A cozinha integra-se com a sala de jantar através de portas de correr. “As portas de integração fornecem a flexibilidade de manter ou não todos os ambientes interligados, tornando o acesso independente”, explica a arquiteta.
A área de lazer possui, além de piscina com borda infinita, uma ampla varanda com um gazebo. “O grande destaque é que o exterior invade a residência através das grandes aberturas e integra toda a área social”, conta.
A Casa Parati dispõe também de uma área de serviço completa, com lavanderia, depósito, quarto de funcionária e banheiro de serviço, com acesso secundário.
O pavimento superior conta com quatro suítes, sendo que na suíte máster há um closet e sala de banho com banheira rebaixada no nível do piso e sauna, além de duas duchas. A sacada da suíte máster tem vista para a área de lazer.
Assim como o projeto arquitetônico, o projeto de interiores também busca uma casa natural e iluminada. A cor branca predomina e combina-se com o tom da madeira natural utilizada no mobiliário. As cores vibrantes entram nos detalhes de lacas que personalizam cada quarto ou nos detalhes de confecção.
A posição dos ambientes está determinada pela orientação solar, bem como os níveis de implantação no terreno. “Valorizamos os espaços internos por meio do pé-direito duplo e das aberturas das janelas altas para entrada de luminosidade natural”, finaliza Zanon.
Escritório
Termos mais buscados