O projeto de Arquitetura de Exteriores da residência – localizada em São Bento do Sapucaí – teve como premissa a máxima preservação dos recursos naturais. “Integrar o ser humano ao meio sem agredí-lo. Pensando nisso, interferimos minimamente no cenário paisagístico e respeitamos o bioma local”, explica a arquiteta responsável pelo projeto Evani Kuperman Franco – do escritório EKF Arquitetura de Exteriores.
Para relacionar o espaço à casa, o projeto reuniu funcionalidade, beleza e economia, harmonizando os elementos construídos com o meio ambiente. “O conceito básico foi de integrar o interior ao exterior de modo que o ‘dentro’ e o ‘fora’ fossem uma extensão física e visual”, explica.
A arquiteta ressalta, ainda, que utilizar materiais naturais com serviços de mão de obra local foi essencial. “Conservamos o uso de água em bacias naturais e aplicamos nas fachadas e muretas pedras soltas em abundância, estas coletadas no próprio terreno. Ainda na estrutura e fachada, utilizamos madeira pré-moldada e amplos panos de vidro”.
As fachadas foram projetadas de modo a aproveitar a insolação como fonte de luz natural e calor. “Os materiais – pedra, madeira e vidro – foram escolhidos por permitirem combinações que proporcionam condição térmica mais eficiente e amplitude visual”, ressalta. Já o projeto de interiores foi norteado pela rusticidade e conforto, com mobiliário em madeira.
De acordo com Evani, alguns métodos de aquecimento e obtenção de calor foram utilizados na residência. “Aplicamos recursos de baixo impacto como a instalação de um ofurô na área ‘externa’ e trocador de calor na interna, que utilizam lenha e folhas secas em suas fornalhas”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados