Com atmosfera intimista, o Restaurante Olga Nur combina gastronomia e design. Assinado por Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoff, sócios no escritório Arquitetos Associados, o projeto arquitetônico buscou redefinir a imagem da casa, ampliando sua visibilidade desde a rua.
O teto é seu elemento mais importante. Feito com cerca de 80 mil pendentes de madeira, ele ganha ondulações que propiciam diferentes percepções do espaço. Alguns dos pendentes têm lâmpadas halógenas que criam uma iluminação pontuada.
Maciel e Zasnicoff explicam que a ideia do teto surgiu a partir de um problema a ser resolvido: fazer desaparecer um volume ondulado da sobreloja que abriga a cozinha. “Pensamos em uma topografia invertida, que conformasse uma transição suave entre as duas alturas internas existentes”, contam.
Os grandes panos de vidro da fachada e as mesas dispostas na calçada são soluções que contribuem para a integração dos espaços internos e externos do Restaurante Olga Nur. Enquanto o interior tem um clima mais intimista, com luz especial, a área externa ganha despojamento, com mesas cobertas por pérgola de tecido.
De acordo com os arquitetos, a fachada já existia, mas passou por uma mudança de cor, ganhando um tom cinza escuro neutro.
Composta por poucos elementos e materiais, como madeira, laqueado preto, vergalhões de construção e vidros, a arquitetura do Restaurante Olga Nur ganhou notável imponência. A paleta de cores mais sóbria do interior se opõe à informalidade do exterior, com seus tecidos e cadeiras coloridas.
Segundo os arquitetos, o conceito-chave do projeto sempre esteve atrelado a uma paleta reduzida de cores e à utilização de poucos materiais, buscando reduzir as referências visuais a poucos elementos, com destaque para o teto com pendentes em madeira, a adega, que fica exposta no salão principal, e o bar.
Veja mais projetos do escritório Arquitetos Associados na Galeria da Arquitetura: Centro Educativo Burle Marx, Residência NB e Residência LF.
Escritório
Termos mais buscados