Logo Construmarket
Banner

Pequeno Universo

Pequeno Universo
O escritório Doob Arquitetura foi escolhido para desenvolver o projeto de interiores de um loft de apenas 35 m² localizado no bairro do Brooklin. Com uma marcenaria sob medida, foi possível otimizar os espaços. Imagens: Julia Ribeiro
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo
Pequeno Universo

Pequeno no tamanho, gigante no conforto


Texto: Nathalia Lopes

Localizado no Brooklin, em São Paulo, o apartamento Pequeno Universo tem muitas características da metrópole, sobretudo, o dinamismo, a praticidade e a necessidade de adaptação. Essa última, em especial, foi fundamental para incluir uma planta jovial e cheia de funcionalidade em um loft de apenas 35 m².

“Com uma atmosfera bem jovem, essa moradia está totalmente alinhada como uma rotina movimentada como a da capital paulista. Por isso, além de soluções práticas, os ambientes ganharam cores que acrescentam personalidade e aconchego”, comenta a arquiteta Daniele Okuhara, que divide o comando do escritório Doob Arquitetura com Beatriz Ottaiano.

Layout de estúdio

Inicialmente o layout era um espaço livre, sem nenhuma divisão, a não ser por uma parede que delimitava a varanda. Para maior amplitude visual, as arquitetas optaram por demolir a estrutura, substituindo-a por um fechamento de vidro, e revestiram o chão com um piso vinílico que percorre toda a extensão do imóvel. Nas paredes da cozinha e banheiro, mantiveram os revestimentos originais, evitando realizar uma reforma muito radical.

As principais transformações vieram na combinação do design de interiores com a otimização dos espaços por meio da mercenaria sob medida. “Assim transformamos os espaços equilibrando prazo e custos”, completa Beatriz Ottaiano.

Devido à pequena metragem, todos os ambientes nascem de forma efêmera. A sala surge da junção de uma poltrona com um sofá – que também pode ser utilizado como cama de solteiro – e de um móvel que recebe um suporte giratório para a TV, mas ao mesmo tempo atua como bancada para a cozinha. Nesse cômodo predominam armários sob medida e cheios de cor.

Para segmentar o quarto, foi construída uma meia parede de cobogós, um dos pontos altos do projeto de interiores. “Os elementos vazados demarcam as áreas sem impedir a passagem de iluminação natural, além de manter a amplitude visual do estúdio”, revela a arquiteta.

No banheiro, revestimentos, louças, metais e bancada foram todos mantidos para otimizar os custos da obra. “O armário superior foi um recurso usado para conquistar mais praticidade. Já o espelho, instalado de uma ponta a outra, traz amplitude e recebe uma iluminação com minidicróicas, muito úteis nas tarefas do dia a dia”, finaliza Daniele.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área construída: 35 m²
Veja outros projetos relacionados