O projeto de reforma de um apartamento da década de 1970, denominado Espaço Gourmet, teve por objetivo criar um espaço integrado, de forma que os proprietários possam receber amigos e familiares. Localizado na cidade de Porto Alegre (RS), o imóvel tem 130 m² de área construída e espaços amplos e conectados, conquistados sobretudo com a retirada de algumas paredes.
De autoria do escritório ARQconcept, o Espaço Gourmet tem um estilo contemporâneo, com algumas interferências retrô. “Criar um espaço funcional e ao mesmo tempo descolado foi o que nos inspirou e fez com que atingíssemos o objetivo do projeto”, comenta a arquiteta Tatiane Fernandes.
Como integração era a palavra de ordem do projeto, os arquitetos uniram o espaço gourmet com a sala, e o dormitório com o banheiro e o closet. A intenção era criar um espaço confortável e funcional para os moradores.
Um dos pontos importantes do projeto do Espaço Gourmet foi a revitalização do piso original. Além de o reaproveitamento ser uma atitude sustentável, o imóvel ainda permaneceu com um material nobre, como a madeira.
A arquiteta usou lâmina de madeira natural e laca na marcenaria e no revestimento do painel de TV, usou cerâmica em formato hexagonal com efeito 3D e também silestone no tampo da bancada da área gourmet.
Na parte de iluminação, foram trabalhados pontos de luz específicos, como dimer no uso geral e focos de luz nos móveis.
"Uma curiosidade que gostaria de destacar é a horta vertical criada para o morador cultivar suas plantas”, conclui Fernandes.
Escritório
Termos mais buscados