O projeto arquitetônico da Sede administrativa da Carglass, localizada em Santana de Parnaíba (SP), teve como objetivo criar uma grande estrutura, semelhante a um galpão industrial, porém, com características singulares e marcantes.
“Nossa intenção foi aproveitar ao máximo os recursos naturais do terreno e causar o menor impacto possível no ambiente. Além de criar um projeto com design diferenciado, funcional, sustentável, barato e rápido de se construir”, explica o arquiteto Bruno Vitorino, do escritório DMDV Arquitetos.
Com predomínio de concreto pré-fabricado, a fachada da Sede administrativa da Carglass recebeu, ainda,revestimento em telha metálica com lã de rocha e gesso. A face principal, voltada para o noroeste, de maior insolação, foi pensada de maneira escalonada e inclinada, criando através dessa geometria um volume com forte identidade visual.
Já a fachada posterior do edifício fica voltada para o sudeste e recebe menor insolação direta durante a maior parte do ano. Dessa forma, o escritório criou grandes aberturas, com o objetivo de receber a maior quantidade possível de iluminação natural e conseguir uma redução no consumo de energia.
Com formato trapezoidal, o terreno em que a Sede administrativa da Carglass foi construída direcionou para uma implantação diferenciada. “Segmentamos o edifício de forma a criar cinco volumes inclinados na fachada principal, fazendo relação direta com a logomarca da empresa”, conta Vitorino. Com essa volumetria bastante particular, foi possível realçar de forma marcante o prédio em relação ao seu entorno.
Cada módulo estrutural possui uma treliça metálica que configura um fechamento inclinado em telha metálica, tipo sanduíche, que, pelo seu próprio desenho, elimina a necessidade de beirais ou quebra-sóis, reduzindo consideravelmente a incidência de raios solares no interior do edifício.
“A configuração proposta nos permitiu criar rasgos na cobertura, que contribuíram para a iluminação natural no interior do edifício. Os raios solares são filtrados por duas placas de policarbonato, e a luz é rebatida pelo grande plano inclinado de cor branca, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e contribuindo para a economia de energia”, relata o arquiteto.
A entrada da Sede administrativa da Carglass é marcada por uma pele de vidro protegida por um brise metálico, telha perfurada e por uma marquise. No interior deste trecho, localiza-se a recepção e um dos jardins internos. Esses jardins foram criados de maneira a favorecer a iluminação natural das áreas fechadas e, ao mesmo tempo, criar uma área de descanso agradável.
Foram especificados para o prédio vidros tipo low-e, de baixa emissividade, que permitem a entrada da iluminação natural, sem comprometer o conforto térmico dos ambientes – reduzindo, assim, as solicitações ao sistema de ar condicionado. “A iluminação zenital é o grande diferencial do projeto, o que garante a preservação do meio ambiente”, acrescenta Vitorino.
O escritório propôs dois níveis distintos no interior da edificação: um grande salão, que atende os diversos departamentos; e um mezanino, bem no centro do edifício, onde está concentrada toda a área de call center. A separação dos setores se dá pelo mobiliário. A presidência, a diretoria, os gerentes e as salas de reunião foram posicionados sob um pé direito simples. “O projeto de interiores foi planejado respeitando as diretrizes de expansão da Carglass e a necessidade de um layout flexível”, finaliza.
Escritório
Termos mais buscados