Instalada na Torre do Rio Sul, no Rio de Janeiro, a sede da National Oilwell Varco no Brasil – empresa multinacional de petróleo - foi projetada com espaços que tiram total proveito da vista da cidade. Responsável pelo projeto, a arquiteta Sônia Acciaris do escritório Casa 3 Arquitetura, integrou os ambientes com transparências. “Os offices que ficam na periferia possuem divisória em vidro para entrada de luz e uma grande área de staff, que também desfruta deste privilégio”, explica. “O escritório transmite aos funcionários a sensação de amplitude e muita claridade, seguindo os padrões da empresa fora do Brasil”. O destaque do escritório é a sala de treinamento. Localizada em ponto estratégico, ela conta com uma ampla janela que aponta para o Pão de Açúcar, além dos forros acústicos diferenciados. “Os forros formam ondas que remetem à nossa cidade”, ressalta.
Os clientes optaram pelo uso de materiais de origem brasileira para caracterizar o escritório. As paredes receberam canjiquinha de pedra São Tomé e a madeira freijó foi utilizada nas divisórias e nos pisos das salas de reunião. Para melhorar a acústica das áreas de produção foram aplicados carpetes. O paisagismo, por sua vez, explora plantas como palmeira bambu, palmeira leque, palmeira rafis e lanças de São Jorge.
O projeto luminotécnico proporcionou ao escritório maior economia de energia. “Cada posição de trabalho recebeu luz individual para complementar a iluminação geral. Pensando na redução do gasto energético, foram utilizados sensores de presença nos offices, salas de reunião e banheiros”, conclui a arquiteta.
Escritório
Termos mais buscados