Quase 500 m² de integração. Assim pode ser definida a reforma do Apartamento Campo Belo, assinada pela arquiteta Denise Barretto. Seu projeto arquitetônico orientou a retirada da maioria das paredes e divisórias, criando ambientes contínuos e harmônicos.
São elementos vibrantes compostos por materiais naturais, como pedra, madeira, couro e linho, que se contrapõem aos tampos de cristal e laca preta Denise BarrettoLiving, jantar, home theater, espaço gourmet e terraço fazem parte do mesmo enredo. O terraço, Barretto define como o único espaço que faz a conexão entre todos os recintos, cada qual com uma personalidade própria em função do mobiliário selecionado. Ao mesmo tempo, a linguagem única que perpassa os ambientes é adotada no piso em limestone.
Como a união dos espaços pressupunha a demolição de grande parte das divisões originais do imóvel, surgiram vigas indesejadas, que foram incorporadas ao desenho do forro. Isso resultou em um jogo de sancas que, devido à iluminação indireta, trama um cenário intimista. Além disso, o conjunto, recheado de objetos de decoração e obras de arte, reforça o conceito contemporâneo desejado pelos moradores e concebido pela arquiteta.
Além de retirar todas as divisórias da área social do apartamento, Barretto optou pela eliminação da caixilharia de parte do terraço. O objetivo disso era integrar a área ao living, compondo um único nível, com o mesmo revestimento de piso. De acordo com ela, a expectativa da família era justamente oferecer uma área social ampla e aconchegante às visitas. Essa função primordial é delegada, sobretudo, à varanda, que funciona como extensão do home. “Ali, quinze pessoas podem ser acomodadas confortavelmente, com direito à lareira no inverno”, descreve.
A integração é a máxima do Apartamento Campo Belo, porém, cada ambiente recebeu um tratamento específico para ser valorizado.
No hall de entrada, um revestimento em couro une às paredes – e até camufla – as portas de entrada e do lavabo, em uma bela composição de texturas e materiais. Com iluminação uplight (de baixo para cima), o espaço gera uma sensação impactante no visitante.
A partir dali, desenrolam-se os principais ambientes do apartamento: o living e o home theater, nos quais as obras de arte e de design especial são colocadas em evidência. “São elementos vibrantes compostos por materiais naturais, como pedra, madeira, couro e linho, que se contrapõem aos tampos de cristal e laca preta”, pontua Barretto, afirmando, ainda, que as peças fazem referência às propostas modernas do design brasileiro e italiano.
Um dos maiores destaques da área fica entre esses dois ambientes. Trata-se de uma estrutura feita de aço corten, com blocos de madeira maciça e certificada que se movimentam, alterando o desenho da peça. “Ela pode ser vista do living para pouco a pouco desvendar os espaços atrás dela, o que dá maior privacidade ao home”, afirma. A estante lúdica é assinada pela arquiteta em parceria com Cristiano Ribeiro do Valle, da loja de móveis Tora Brasil.
Em função da divisória escultórica, a sala de TV – com seu sofá em L – não é vista por quem entra no apartamento. Além disso, o espaço também é isolado acusticamente, devido à empena almofadada em camurça prensada, que impede a reverberação do som.
O espaço gourmet também é repleto de obras de arte; sua diferença se deve ao forro em vigas de madeira, que confere um desenho concretista ao espaço. “Esse local é exclusivo para o dono da casa pilotar. A localização estratégica entre cozinha, sala de jantar e living permite que os amigos reúnam-se em volta dele”, explica Barretto. O espaço ainda funciona como bar do living e pode se conectar à cozinha do apartamento através da porta de correr de madeira.
Ao fundo do imóvel, a varanda abriga a área da churrasqueira e recebeu caixilhos maiores, de modo a garantir mais claridade.
O projeto de iluminação foi proposto para oferecer vários efeitos de aclaramento. De uma ambientação intimista, com pequenos focos de luz, passando por uma solução totalmente indireta e dimerizável, até a iluminação plena e forte, com a somatória de todos os efeitos, utilizando luminárias plafons e pendentes no centro de cada ambiente.
Totalmente automatizado, o projeto abrange cenas da iluminação – que também podem ser intercambiáveis – acionadas e reprogramadas por meio do tablet do proprietário a distância.
Somado a isso, há um sistema de segurança com rede de câmeras e acionamento de painéis solares na varanda e living, além de biometria nas portas de acesso.
Escritório
Termos mais buscados