As árvores do bairro paulistano de Pinheiros, em São Paulo (SP), escondem um tradicional edifício de 1970, em cuja cobertura, no 15º andar, está o apto NU. Reformado em 2017 pelo escritório DEIXA, seu projeto de interiores seguiu fielmente o desejo da jovem proprietária. “A intenção era transformar o apartamento num único cômodo. Por morar sozinha, ela tinha poucas restrições quanto à privacidade dos ambientes”, contam as arquitetas Gabriela Santana, Manuela Porto e Maria Basile.
A localização privilegiada do prédio, às margens do Rio Pinheiros, garante uma bela vista da capital paulista. O design é original, e o mobiliário, também assinado pelo trio de arquitetas, foi feito sob medida.
Por ficar na cobertura, a configuração do apto NU é diferente da dos outros apartamentos da edificação. Ele tem uma bela varanda que se abre para a sala de estar, a cozinha e a lavanderia – apenas o banheiro fica isolado. Algumas mudanças foram feitas para que todos os ambientes fossem integrados, formando um único cômodo. Primeiramente, duas paredes da planta original, que dividiam o quarto da sala e a cozinha da lavanderia, foram derrubadas. “Substituímos as paredes por duas estantes metálicas de dupla-face. Transparentes, elas garantem interação espacial, além de serem funcionais”, revelam as arquitetas.
Em uma das estantes foi aplicada marcenaria, a fim de ampliar o espaço para armazenamento de objetos no dormitório e criar uma tela branca para projeção na sala de estar. Já a outra parte recebeu serralheria, assim como a divisória entre a cozinha e a lavanderia.
A combinação de pisos proposta para o apto NU estabelece continuidade entre as áreas interna e externa. Tacos de madeira foram aplicados no dormitório, na sala de estar e na cozinha. Já a varanda é revestida por um deck de madeira.
Já o piso de granilite aplicado nos banheiros e na lavanderia criou um diálogo com o piso original das áreas comuns do prédio. A bancada da varanda, também de granilite, é espelhada com a da cozinha, permitindo a interação de quem está do lado de “dentro” com quem está do lado de “fora”.
Na parede da sala de estar, há uma pequena abertura horizontal que permite que a iluminação natural chegue ao banheiro durante o dia. Já à noite, uma luz néon rosa colore todo o apartamento. “Utilizamos poucos materiais, em cores claras, que possibilitaram criar uma unidade visual e aumentar a sensação de luz natural e a amplitude na área interna”, finalizam as arquitetas.
Veja outros projetos de cobertura na Galeria da Arquitetura:
Cobertura Panamby, por Maricy Arquitetura
Escritório
Termos mais buscados