Um parque urbano de conceito contemporâneo e que fosse além de um lugar destinado a passeios e à prática de exercícios físicos. Foi assim que nasceu às margens do rio Pinheiros o paulistano Parque Villa-Lobos, desenhado por Decio Tozzi – arquiteto do escritório de mesmo nome.
“Propusemos um parque temático musical, moderno e que tivesse muito mais do que áreas verdes, mas também equipamentos destinados ao sensível conhecimento da música como uma homenagem ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos”, explica Tozzi.
Implantado num dos últimos grandes vazios urbanos de São Paulo, o parque foi projetado tomando partido de um grande bosque biodiversificado com várias espécies de árvores e vegetação, além de gramados para uso livre dos frequentadores. “Bem no centro criei uma área envolvida por renques de palmeiras formada por pequenas praças com estares e áreas de sombra, trazendo o significado do paisagismo característico das praças e jardins urbanos das cidades brasileiras”, conta o arquiteto.
Há, também, uma faixa exclusiva para ciclovia separada dos espaços para caminhadas e corridas, que percorre toda a periferia do parque e organiza o fluxo para a prática de exercícios. Nas áreas leste e oeste estão os estacionamentos.
Ainda na parte central fica a área destinada à cultura criada por Decio, constituída pela Esplanada de Acesso, Ilha Musical com auditório ao ar livre e outros grandes espaços de convívio. “No Passeio Uirapuru implantamos o Centro de Convivência Musical, uma área pensada para ensinar música e dança. Junto está o Espaço Iconográfico, um ambiente próprio para mostrar a arquitetura e urbanismo da cidade”, diz.
Escritório
Termos mais buscados